Maria Oliveira
Maria Oliveira
27 Abr, 2015 - 09:05

14 Dicas para organizar um casamento de sonho

Maria Oliveira

Um casamento de sonho pode ser muita coisa: tradicional, intimista, descomplicado ou formal. Seja qual for o seu sonho, as nossas dicas ajudam a concretizá-lo.

14 Dicas para organizar um casamento de sonho
Muitos começam cedo a planear o seu casamento de sonho que pode ser uma grande festa ou um simples casamento na praia. Ao longo da vida, vai ter muitos dias marcantes e felizes mas, o dia do seu casamento, terá sempre uma recordação especial na sua memória. Por isso, prepare tudo com tempo e lembre-se que o mais importante é o planeamento. Quanto mais cedo começar, melhor.
É natural que se perca pelo caminho. Quando se trata do casamento cada ideia é mais espetacular que a anterior. Assim, a nossa primeira dica para conseguir manter a coerência e não enlouquecer, é ter uma pasta onde organiza todas as ideias, orçamentos, imagens, textos e vídeos. Pode ser uma pasta física, mas o Pinterest é capaz de ser o local ideal.

Como organizar um casamento de sonho passo a passo?

1. O primeiro passo: definir o seu orçamento. Sem tem uma ideia de quanto quer gastar, dificilmente vai conseguir planear o que quer que seja. Em Portugal, um casamento médio pode custar cerca de 20 mil euros, por isso, comece por definir quanto e como é que vai utilizar o seu dinheiro.
2. Agora que definiu o orçamento, é tempo de decidir que tipo de casamento pretende. Romântico, intimista, tradicional, minimalista ou descontraído? Não, não é irrelevante porque cada um deles exige um número diferente de tarefas.
3. Prepare uma lista de tarefas ao pormenor. Nesta lista inclua tudo – mas mesmo tudo o que tem a fazer! Seja definir a data, preparar a lista de convidados, escolher o fotógrafo, decidir que tarefas atribui à família e amigos, comprar as meias para o noivo, definir as músicas ou comprar as canetas para o livro de honra… Tudo mesmo!

TOME NOTA:
Tenha o casamento que ambiciona com a ajuda do Unibanco. Com o Crédito Pessoal Unibanco, tem acesso a uma Super Taxa para montantes superiores a 5.000€ e para um prazo de 24 meses. Uma solução financeira adequada para Clientes de qualquer Banco.
4. A lista de convidados é a primeira coisa a fazer uma vez que este número determina o custo total do seu casamento e o tipo de espaço que precisa seja para a festa ou para a cerimónia. Ainda que, até à última semana possa sofrer ajustes, defina logo no início quem é que pretende convidar.
5. De seguida, é preciso escolher o local para o copo de água. 
Os melhores espaços são muito concorridos e pode ter que fazer a reserva com mais de um ano de antecedência. Despache-se! Quanto mais cedo tratar, mais oferta terá e melhores preços poderá conseguir.
6. Não se esqueça que há burocracias, quer para a cerimónia civil, quer para a religiosa. O ideal será tratar destes temas com seis meses de antecedência. Lembre-se que se vai casar pela igreja, tem ainda que fazer o CPM, encontrar um pároco disponível e escolher a igreja que mais lhe agrada.
7. Os fotógrafos têm agendas muito preenchidas. O nosso conselho: vale a pena investir neste serviço. O dia passa tão rápido que esta é uma das memórias importantes do seu casamento. Se tiver que optar, poupe noutras coisas para conseguir os melhores profissionais.
8. Pelo menos seis meses antes da data, a noiva deve tratar do vestido. As lojas não estão paradas à sua espera, por isso, se pretende um vestido tradicional ou de uma marca específica, este é o prazo mínimo necessário. Reserve um dia para visitar as suas lojas preferidas, leve a sua mãe, madrinha, irmã ou melhor amiga consigo e divirta-se!
9. Defina um tema e seja fiel. Se a decoração da festa é em tons de verde, não vai fazer convites cor de rosa, pois não? E já que falamos de convites e decoração, está na hora de tratar disso. Não se esqueça de reservar as flores para a igreja e para o bouquet!
10. Faça a sua lista de casamento. Opte por fazer a lista em lojas que gosta e colocar coisas que precisa. Se já tem tudo o que precisa, então, faça a lista numa agência de viagens.
11. Não se esqueça do fato do noivo e das alianças. Seja forte e não opte pelas modas das quais se pode cansar rapidamente. Quanto mais simples, melhor e além disso são mais baratas.
12. Tem ainda a tarefa de planear a lua de mel! Se tem um destino de eleição, aproveite para fazer essa viagem. Os primeiros tempos de casados podem não ser os mais folgados, economicamente falando, e por isso não sabe quando é que pode ter a próxima oportunidade para uma longa viagem.
13. Escolha e marque cabeleireiro, maquilhagem, depilação, pedicura, manicura e massagem o mais cedo possível. Vai ficar surpreendida com a afluência que estes serviços têm. Especialmente, se pretende uma maquilhadora específica.
14. Centralize o maior número de serviços num fornecedor. Por exemplo, os materiais gráficos (convites, marcadores de mesa, missal, livro de honra, etc.) devem ser criados pela mesma empresa para que a qualidade seja assegurada. No final, vai agradecer o que poupou em tempo e preocupações.

Como equilibrar as contas ao organizar o seu casamento?

Como vê, há muito a fazer quando se trata de um casamento e isso custa dinheiro. Um casamento tradicional pode custar 20 mil euros e mesmo uma festa, mais intimista, dificilmente fica por menos de 2 mil euros. Se não tem nenhum destes valores disponíveis, há algumas soluções no mercado que podem ajudar a ter o casamento que ambiciona.
Uma opção é aproveitar a Super Taxa do Crédito Pessoal Unibanco. Seja qual for o seu Banco, esta solução apresenta uma taxa promocional para montantes acima de 5.000€ e para um prazo 24 meses. Além disso, a taxa é fixa até ao final do contrato e as mensalidades constantes (excepto a primeira). Para mais informações sobre esta solução Unibanco, clique aqui.