Publicidade:

Como organizar uma festa de aniversário infantil: dicas e sugestões

Tem celebrações para os seus filhos a caminho? Saiba como organizar uma festa de aniversário infantil, com sucesso garantido.

Como organizar uma festa de aniversário infantil: dicas e sugestões
Para ter uma festa divertida

Festas de aniversário infantis são os eventos dos mais esperados pelos mais novos. Oportunidades para brincar à vontade, doces e guloseimas, sem ter de lidar com a campainha da escola para voltar à sala de aula. Mas esta questão pode ser uma dor de cabeça para os pais. Saiba como organizar uma festa de aniversário infantil.

As crianças adoram exibir orgulhosamente com os dedos quantos anos vão completar, enquanto fazem a contagem decrescente para o grande dia. Não deixe esta inocência contagiante passar-lhe ao lado e deixe-se levar pelo espírito. Depois de ler este artigo, verá como organizar uma festa de aniversário infantil será, afinal, bem mais simples do que imaginava.

Como organizar uma festa de aniversário infantil: dicas importantes


Decidir o tema

Escolher o tema da festa é a parte mais divertida tanto para miúdos como para graúdos. Deixe-se levar pelos gostos pessoais do seu filho, porque é o primeiro passo para definir decoração, convites, decoração do bolo de anos e, possivelmente, algumas das brincadeiras que terá de supervisionar. Assim como as lembranças que tipicamente se dão aos convidados nestas festas.
Outra questão a decidir: o número de convidados. Isto decide se a festa é em casa, ou se tem de optar por alugar um espaço, por exemplo.

Datas

A seguir é importante escolher a data e a hora. Se for possível calhar no dia do aniversário, ainda melhor. Se preferir uma celebração familiar primeiro e guardar a festa de anos para uns dias depois, é também uma hipótese. Trate de enviar os convites com cerca de 1 mês a 3 semanas de antecedência, preferencialmente.

children

Checklist para a festa

Faça uma lista de tudo o que tem de preparar para a festa, depois dos convites enviados.

  • Orçamento para comida, decoração e material como talheres e copos;
  • Onde fazer as compras;
  • Quando fazer as compras;
  • Fazer a reserva de serviços de decoração ou alimentação, que ache que possam ser necessários (o primeiro ponto a tratar depois de decidir o orçamento);
  • Encomendar o bolo de aniversário;
  • Tratar das lembranças para os convidados;
  • Ter câmaras fotográficas e de vídeo com a bateria carregada;
  • Colocar de parte jogos, brinquedos e atividades para durante a festa;
  • Realizar as compras;
  • Ir buscar o bolo e outras encomendas alimentares;
  • Colocar a decoração;
  • Cozinhar/preparar a comida.

Como organizar uma festa infantil: pontos a não esquecer

Tenha em consideração, quando escolhe o menu da festa, possíveis alergias ou regimes alimentares que impliquem alguma alteração. Inclua receitas que possam ser preparadas com antecipação e congeladas em segurança, para não ter trabalho excessivo no dia de organizar a festa de aniversário infantil. E inclua alguns alimentos saudáveis, fruta e saladas.

Não se preocupe com grandes limpezas, caso a festa seja em casa. Terá muito que limpar a fundo, depois de toda a brincadeira acabar. Para evitar que se partam coisas, garanta que há espaço livre para correrias e brincadeiras e uma área para colar os presentes. Caso os pais também fiquem na festa, não se esqueça do menu dos adultos.

Em festas infantis é normal que nem tudo corra como previsto, que chova quando pretendia usar o jardim, que alguma criança caia e se magoe… Deixe a festa fluir e as crianças divertirem-se. O importante é estar prevenido para qualquer situação mais complicada. Os imprevistos acontecem, mas se lidar com tudo de forma descontraída será bem mais fácil!

Veja também: