Passeio fluvial no rio Zêzere: sugestão para um fim-de-semana diferente

Para um fim-de-semana diferente, embarque num fantástico passeio fluvial pelo rio Zêzere, partindo da vila de Dornes, conhecida como a Península Encantada.

Passeio fluvial no rio Zêzere: sugestão para um fim-de-semana diferente
Um programa para um fim-de-semana de História e Natureza

São muitos os cantos encantados em Portugal e os que se aninham no rio Zêzere são, sem dúvida, alguns deles. Conheça a região ao embarcar num passeio fluvial por este que é o segundo maior rio exclusivamente português e o denominador comum da identidade das Aldeias do Xisto que se encontram na sua bacia hidrográfica.

Um passeio fluvial pelo rio Zêzere

passeio fluvial

Com início na belíssima vila de Dornes, o passeio fluvial que lhe propomos para um Sábado ou Domingo diferente é ideal para retemperar o corpo nos dias quentes de Verão. Disponível de Junho a Setembro, esta experiência nas margens do rio Zêzere, de uma beleza e paz inigualáveis, é algo a não perder quando interessado em mergulhar no que Portugal tem de melhor. O passeio tem a duração de duas horas e o preço inclui seguros, acompanhamento com guia e lanche matinal.

Preço por pessoa: 15€ Ver experiência em bookinxisto.com/pt >>

Vila de Dornes, uma Península Encantada

passeio fluvial

A vila de Dornes, situada numa pequena península à beira-Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere, parece transportar quem a visita para um mundo encantado. Ligada aos Templários, é uma vila que o convida a mergulhar na História de Portugal, ao poder visitar a famosa torre de cinco faces, construída pelos Cavaleiros durante o período romano na Península Ibérica.

Zêzere, um rio de cenários idílicos

passeio fluvialFonte: ADXTUR-Foge Comigo

O rio Zêzere, que nasce na Serra da Estrela, a cerca de 1900m de altitude, é um dos mais bonitos rios portugueses, abrindo caminho por entre serras e montanhas e criando paisagens deslumbrantes. São cinco as Aldeias do Xisto que se encontram na sua margem – Álvaro, Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima e Pedrógão Pequeno –, de cenários idílicos e profundamente românticos.

Onde ficar?

Para poder mergulhar nesta experiência de uma beleza natural e riqueza histórica inquestionáveis, sugerimos que rume ao lugar de Vilar Cimeiro, concelho de Oleiros, nas imediações da Aldeia do Xisto de Álvaro. Fica a cerca de 40 minutos de carro de Dornes mas Vilar do Conde, constituído por seis casas tradicionais, é um espaço no coração da floresta e do rio Zêzere que fará cada quilómetro valer a pena.

Casa do Forno

passeio fluvial

Esta casa em xisto, situada num santuário do silêncio, é um espaço acolhedor com forno a lenha em que poderá desfrutar, no jardim, de um pequeno-almoço campestre repleto de iguarias.

Preço (casa inteira, 2 hóspedes, pequeno-almoço incluído): 50€ Ver alojamento>>

Ver mais alojamentos em Vilar dos Condes>>

Veja também:

 

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes