Publicidade:

Peixe para sushi: onde comprar e como escolher

Escolher o peixe para sushi e sashimi é uma tarefa bem menos complicada do que possa imaginar. Basta seguir as nossas dicas.

Peixe para sushi: onde comprar e como escolher
Tudo o que precisa de saber para uma refeição perfeita

Quem deseja comprar peixe para sushi manifesta sempre algum receio e insegurança quanto à qualidade do produto e se está a fazer a escolha correta.

Por isso, muitas vezes, torna-se mais fácil simplesmente ir a um restaurante para se deliciar com esta verdadeira iguaria tão apreciada um pouco por todo o mundo. Todavia, a preparação em casa pode ser bem mais simples do que imagina.

Para se aventurar nesta tarefa, revelamos quais os cuidados a ter quando comprar, armazenar e preparar peixe para sushi.

Escolher o melhor peixe para sushi e sashimi


sushiFonte: Max Pixel

São orientações simples que deve seguir para escolher o melhor peixe fresco para fazer sushi e sashimi em casa. Fique atento!

1. Compre o peixe num local de confiança

Seja na sua peixaria habitual, seja num supermercado, é importante que tenha um histórico de compras de qualidade naquele local, de modo a saber que o material vendido vale mesmo a pena e não irá provocar qualquer problema.

Informe também o vendedor de que irá comprar peixe para sushi ou sashimi, para obter as peças mais adequadas. Se não tiver a possibilidade de comprar congelado e o peixe estiver fresco, então, congele-o antes de o comer, dado que só desta forma será possível eliminar qualquer sinal de parasita existente.

2. Desconfie de um balcão sujo e desorganizado

Se estiver a comprar peixe num novo local, atente ao estado da bancada, pois se estiver suja e desorganizada, poderá ser um mau indício.
Questione também o vendedor sobre a forma como compram o peixe: inteiro ou já cortado e privilegie aqueles que têm o peixe inteiro, pois reduz as possibilidades de manuseamento desadequado.

Atente também a outros fatores importantes:

  • As luvas são trocadas com frequência?
  • As facas são lavadas?
  • As tábuas de corte de peixe são lavadas?

3. Escolha o peixe

Nesta etapa são várias as regras a ter em conta.

  • Os olhos do peixe devem ser claros e transparentes; rejeite peixes com olhos opacos, leitosos ou afundados, sem vida;
  • As guelras devem estar vermelhas, de cor forte.
  • A carne deve ser firme e, quando apertada, deve voltar rapidamente ao seu estado inicial.
  • A barriga do peixe deve ser firme.
  • As escamas do peixe devem ser brilhantes, conferindo ao peixe um aspeto bonito.
  • As escamas não podem sair com facilidade.
  • Peça ao vendedor para segurar o peixe e se ele manter a sua forma, é sinal de que é fresco, caso contrário, não compre essa peça.
  • O peixe deve ter um cheiro suave e a maresia.

4. Armazene corretamente o peixe

Depois de comprar peixe para sushi, se estiver fresco, deverá congelá-lo, durante, no mínimo, 24 horas. Depois, para descongelar com segurança, coloque-o no frigorífico, destapado.

Se comprar peixe congelado, não necessitar de voltar a congelar.

Qual o melhor peixe para sushi?


sushiFonte: Max Pixel

Quando pensamos em culinária japonesa, o salmão e o atum são os peixes mais típicos e conhecidos. São, sem dúvida, deliciosos, suculentos, versáteis e populares. Todavia não são os únicos. Há uma grande variedade de peixe para sushi que pode ser preparada. Confira as principais opções.

Atum

É, provavelmente o peixe mais apreciado no Japão, reconhecido pelo sabor intenso, teor de gordura moderado e de consistência firme e tenra. Pode ser utilizado para sushi ou sashimi.

Camarão

O tipo mais comum de camarão utilizado no Japão chama-se “kuruma ebi”, sendo uma espécie de maiores dimensões, que pode ser consumido cru, assado, grelhado, salteado ou frito em massa de tempura ou panko.

Cavalinha

Este peixe é popular pelo seu baixo preço e por se encontrar à venda praticamente em qualquer supermercado. É mais comumente consumido cozido, grelhado ou assado.

Lula

Este peixe de carne branca translúcida, macia e cremosa pode ser preparado como sushi e sashimi.

Ouriço do mar

Atenção que apenas pode consumir uma parte do ouriço do mar. Chama-se “uni” e possui uma textura bastante cremosa e amanteigada. É apreciado no sashimi, no sushi ou no “donburi”, a comum tigela de arroz com cobertura.

Ovas de salmão

As ovas vermelhas brilhantes do salmão, fazem lembrar pérolas e são principalmente utilizadas em sushi e no topo de “donburi”.

Pargo

O pargo possui um formato elegante, carne branca e sabor delicado e doce. Pode ser usado tanto para sashimi como para sushi.

Polvo

Na culinária japonesa, os tentáculos e o corpo são habitualmente servidos no topo do sushi e consumidos em forma de “takoyaki”, os chamados bolinhos de polvo.

Salmão

Apesar da predileção japonesa pelo sashimi, o salmão fresco não faz parte da dieta japonesa tradicional, sendo algo recente. A sua carne pode ser apreciada de várias formas: sashimi, sushi, cozido, assado e frito.

Veja também: