Publicidade:

Pensamento crítico: conheça a sua importância

Pensamento crítico é uma das qualidades que muitas empresas referem nos requisitos das candidaturas de emprego. Sabe o que é? E como desenvolver?

Pensamento crítico: conheça a sua importância
O que é e como desenvolver

É comum encontrar anúncios de emprego nos quais as empresas referem procurar candidatos que tenham pensamento crítico. Mas, sabe realmente o que é ter um pensamento crítico e qual a sua importância?

O conceito é uma mistura de competência e atitude, e também envolve ser criativo e inovador como parte do ato de pensar de forma crítica. Bastam estas características para obter um impacto gigante em todo o seu trabalho – ou seja, transformar-se num solucionador de problemas e, também, num fornecedor de ideias novas.

É óbvio que, nem sempre, conseguirá resolver ou apresentar propostas. No entanto, desenvolver o pensamento crítico irá ser útil para lidar com as mais diferentes questões e trazer pontos de vista interessantes sobre as mesmas.

Continue a ler e saiba o que é o pensamento crítico e o que pode fazer para o desenvolver.

Pensamento critico: o que é e como desenvolver


O que é pensamento crítico?

Todos nós temos um percurso de vida diferente e que nos trouxe as mais diversas experiências. Também é verdade que possuímos crenças, medos e objetivos distintos. Como consequência destas diferenças, é natural que, perante um mesmo problema, pessoas diferentes apresentem soluções diferentes.

pensamento crítico

Analisar bem um problema implica pensar de forma racional e distante, deixando de lado as experiências e as crenças pessoais. A capacidade para o fazer é, basicamente, desenvolver o pensamento crítico.

Os pensadores críticos mantêm a mente aberta para novidades e ideias diferentes. Além de serem racionais, razoáveis e cooperativos, sabem que para chegar à melhor solução é preciso trabalhar em equipa e deixar de lado as diferenças e preconceitos.

Como desenvolver o pensamento crítico?

Para desenvolver o pensamento crítico é importante que o pratique e, essencialmente, que invista nestes 3 comportamentos:

  1. Seja curioso: faça perguntas, não procure respostas e soluções fáceis. Ser curioso permite-lhe obter mais e melhores conhecimentos. Não se acomode, pergunte!
  2. Alargue o seu campo de visão: não se foque apenas num aspeto, analise todo o cenário para conseguir ponderar de forma eficaz.
  3. Pratique o raciocínio lógico: desafie a sua mente e estimule o seu raciocínio lógico. Comece a estimular seu raciocínio lógico com exercícios que desafiem a mente. Por exemplo, faça Sudoku, palavras cruzadas e outros desafios que envolvam o uso da lógica e do raciocínio.

Preparado para marcar a diferença?

Veja também: