Publicidade:

As melhores promoções de Natal: ainda pode aproveitar!

Com as festas à porta, marcas e lojas desdobram-se em promoções de Natal. Saiba quais as que merecem atenção especial.

As melhores promoções de Natal: ainda pode aproveitar!
Compre mais barato

De lista de compras de Natal na mão, nasce o medo do valor final que a conta vai ter? Não se preocupe: com as festas chegam, todos os anos, muitas e variadas promoções de Natal que prometem trazer uma folga até às carteiras mais apertadas.

Entre as promoções que vão surgindo inesperadamente, há sempre um conjunto de iniciativas que todos os anos se repetem nas mesmas lojas. Assim, vale a pena fazer uma nota – nem que seja mental – das melhores oportunidades que vai encontrar agora, porque é provável que muitas delas voltem a surgir no próximo ano.

Promoções de Natal que vai querer aproveitar


Para comprar brinquedos

promoções de Natal

Desde os anos da crise económica que, em muitos lares, só as crianças têm direito a uma prenda de Natal. Ainda assim, quem compra brinquedos com frequência sabe bem que estes são precisamente os maiores pesos no orçamento, e por isso a poupança não se torna milagrosamente mais fácil.

Para ajudar neste capítulo, temos as promoções de Natal de brinquedos. Além das promoções de Natal das próprias marcas – muito úteis para os que sabem, antecipadamente, exatamente o que querem comprar – e das “feiras de brinquedos” promovidas pelos supermercados, tem também algumas promoções especiais que o ajudam a comprar outro tipo de presentes.

Falamos, por exemplo, das campanhas de 50% de desconto em cartão. O El Corte Inglés, por exemplo, tem promoções de Natal onde metade do valor de cada brinquedo é devolvida em vale de desconto que pode ser usado nas outras prendas de Natal dentro da loja.

Para comprar cosméticos

promoções de Natal

Acredite ou não, há até quem aproveite as promoções de Natal para comprar cosméticos que usa durante o ano inteiro, só porque estão mais baratos.

Nestes casos, não só temos as campanhas normais de descontos (que acontecem nas grandes lojas, como a Sephora ou a Perfumes & Companhia), como ainda temos aqueles packs e coffrets que as marcas vendem especificamente na altura das festas.

Se fizer as contas, é frequente perceber que um coffret sai mais barato do que a soma do preço individual de cada produto que ele inclui – por isso, se gostar muito dos produtos de determinada marca, não perde nada em aproveitar a oportunidade.

Para comprar roupa

promoções de Natal

Há sempre alguém que oferece roupa no Natal e as marcas sabem disso. As promoções de Natal nas lojas de têxteis começam muito cedo e o valor dos descontos vai despencando com o aproximar do Natal.

Aqui vai uma dica adicional: a primeira quinzena de dezembro é ótima para comprar roupa regular (para oferecer no Natal), e a segunda quinzena é ideal para comprar roupa para a passagem de ano, porque é a que vai estar em maior destaque (e com melhores ofertas).

Quem diz roupa, claro, diz calçado. Há muitas sapatarias que fazem promoções de Natal que valem a pena aproveitar, como é o caso da Made In, que ainda por cima festeja o aniversário da marca por esta altura. São promoções em cima de promoções!

Para comprar alimentos

promoções de Natal

A questão dos alimentos no Natal é muito importante, sobretudo porque em quase todas as casas vai acontecer a clássica ceia de Natal.

Quem domina muito bem esta arte são os supermercados: chega dezembro e é vê-los a anunciar bacalhau com desconto ou frutos secos a metade do preço. As feiras do bacalhau do Continente, por exemplo, são um caso de interesse.

Claro que, como em tudo, nas promoções de Natal nem tudo o que reluz é ouro: muitas vezes os produtos são vendidos mais caros na altura dos “descontos” do que no resto do ano, mas esse é o efeito inevitável das leis da oferta e da procura.

Para comprar bilhetes de festivais de verão

promoções de Natal

É dezembro, está frio e nem nos lembramos já daqueles dias felizes em que o verão nos tostava a pele enquanto esperávamos que a nossa banda favorita entrasse no palco. Ainda assim, a altura das promoções de Natal é ótima para prepararmos o próximo ano e… comprarmos bilhetes para os festivais de verão.

São já várias as produtoras e entidades organizadoras que vendem no Natal os bilhetes para festivais em julho, e quase sempre inseridos em “edições especiais”. Além dos brindes adicionais que são, muitas vezes, associados ao produtos, também é possível comprar os bilhetes a preços mais reduzidos do que os praticados mais perto da data do evento. Um exemplo? Experimente espreitar os bilhetes para o Alive à venda na Fnac.

Quem diz festivais de verão, diz bilhetes para espetáculos no geral: as promoções de Natal criam sempre boas oportunidades e vale a pena estar atento.

Para comprar mobília

promoções de Natal

As promoções de Natal chegam ao setor imobiliário porque é nesta altura que as famílias se juntam à mesma mesa, mas também porque, sejamos honestos, as próximas coleções já estão quase a chegar e os armazéns precisam de abrir espaço para acolhê-las.

Aqui, o cliente beneficia do facto de as mobílias serem grandes e espaçosas: como os vendedores estão interessados em escoar o stock, o preço baixa e pode decorar a sala com metade do orçamento inicialmente planeado. É o que acontece, por exemplo, no Ikea.

Para comprar tecnologia

promocoes de natal em tecnologia

O princípio da tecnologia é mais ou menos o mesmo que na mobília, mas desta vez o problema não é o tamanho. Nos dias que correm a tecnologia torna-se rapidamente obsoleta, e ninguém vai querer comprar em 2019 um aparelho lançado em 2018 – até porque as marcas aproveitam a mudança do ano para lançar novos modelos, e isso faz “cair” os que não chegaram a ser vendidos.

Aproveitar as promoções de Natal nas lojas de tecnologia pode representar uma poupança muito generosa e o seu bolso vai agradecer – que o diga a Fnac, que até faz um “top 10” de sugestões de produtos abrangidos pelas promoções de Natal.

Para comprar carro

promoções de Natal

Outra situação em que a mudança do ano vai fazer toda a diferença. Alguma vez se perguntou qual o propósito de um stand fazer promoções de Natal?

A resposta é simples: há stands que registam matrículas para carros que não venderam só para cumprir os objetivos traçados pelas marcas. Chegados ao fim do ano e ainda com alguns destes carros em stock, a venda é uma corrida contra o tempo – ninguém vai comprar um carro com matrícula do ano passado pelo preço de um carro de ontem, certo? Espreite, por exemplo, um stand da Citroën e veja com os seus próprios olhos.

Veja também: