Publicidade:

8 segredos das pessoas otimistas para começar a praticar

Uma atitude positiva é um verdadeiro tesouro, mas chegar lá é um desafio. Conheça os segredos das pessoas otimistas e prepare-se para os seguir.

8 segredos das pessoas otimistas para começar a praticar
Encontre a chave para a felicidade

Considera-se uma pessoa otimista? Ou está a tentar ter uma atitude mais positiva no seu dia-a-dia? Não são poucas as ocorrências do quotidiano que nos deixam em baixo: desde dias complicados a uma baixa auto-estima, problemas atrás de problemas… O positivismo pode surgir como uma lição destes momentos mais negativos. Fique com os segredos das pessoas otimistas e aprenda a ver o mundo com outros olhos.

Os 8 segredos das pessoas otimistas


pessoas otimistas

1. Aprendem com os momentos maus

Uma atitude positiva não é o estado constante de alguém a tempo inteiro. Não é natural, nem prático. Mas é importante lidar com as emoções negativas e atribuir-lhes apenas o tempo e energia necessários. Retirar uma lição de um momento menos bom ajuda a virar o jogo.

2. Praticam a gratidão

É importante encontrar momentos durante o dia em que mentalmente, ou até por escrito, se agradece por alguma coisa, razão ou acontecimento. Trata-se de olhar e valorizar as pequenas coisas boas do dia-a-dia.

3. São inspiradas pelo sucesso dos outros

Um dos maiores segredos das pessoas otimistas, é sentirem-se motivadas pela felicidade e sucesso alheio, sem inveja ou pensamentos negativos. Questione-se sobre o que pode aprender a partir da experiência positiva de outra pessoa.

familia

4. Valorizam o seu tempo

Não desperdiçam tempo e energia em coisas que os vão fazer sentir mal. Atividades que tragam bem-estar, prazer e felicidade são aquelas em que o tempo deve ser gasto. Logicamente, é impossível evitar situações frustrantes ou horas em que estamos de facto a desperdiçar tempo, mas tentar dar a volta a essa situação também faz parte da aprendizagem. Quando a escolha puder partir de si, não hesite.

5. Têm a mente aberta

Quando falamos de mente aberta, falamos em não avaliar uma situação através de uma perspetiva única, mas sim ouvir todos os argumentos, aceitar diferentes opiniões e tentar entendê-las. Não precisa de concordar, mas respeitar é a chave para estar bem consigo mesmo e com os outros.

6. Evocam sentimentos positivos nos outros

Uma pessoa otimista vai ajudar os outros a analisar uma situação por um prisma igualmente positivo, ajudando as pessoas que as rodeiam a sentirem-se melhor. Por isso mesmo, rodear-se de amigos que a motivem e ajudem desta forma, sem sentimentos tóxicos ou segundas intenções, pode ser muito importante.

pessoas otimistas

7. Confiam no seu instinto

Não podem existir dúvidas relativamente ao que pretendemos ou vivemos por nós próprios. Uma lição valiosa a aprender com pessoas otimistas: não vale a pena forçar uma situação quando o nosso instinto nos diz o contrário. O negativismo acabará por reinar nesses casos.

8. Tentam resolver os problemas de imediato

Deixar uma situação arrastar-se tem consequências muito negativas na vida dos envolvidos. Tentar analisar e resolver um problema com um mindset positivo, sem ignorar o inevitável é muito melhor para a sua saúde mental e emocional.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.