5 sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer

De norte a sul do país, o que não faltam são cantinhos cheios de magia, com paisagens apaixonantes, gentes especiais e muito para explorar e desfrutar. Com a lista em mãos, pode começar a fazer as malas.

5 sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer
Prepare as malas

Procura sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer? Nós sugerimos cinco. Quer sítios de praia? Nós temos. Aldeias históricas? Também estão na lista. Ou, se calhar, queria um maior contacto com a Natureza – check. Conheça alguns dos tesourinhos do nosso belo país que tem de visitar pelo menos uma vez.

Os 5 sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer


Vila Nova de Cerveira

vila nova de cerdeiraFonte: Commons/Gabriel Gonzáles

Bem junto à pontinha norte do país está Vila Nova de Cerveira. Este é um destino muito procurado para férias, seja de inverno ou de verão. As praias são lindíssimas, especialmente procuradas por surfistas, e os bares junto à costa estão sempre cheios e a cidade convida a uns bons passeios a pé.

De visita a este destino, tem de subir ao Cervo, onde está a estátua em bronze do dito cujo e onde as vistas são de cortar a respiração. Mas, leve cachecol e casaco: o vento por lá costuma ser visita fiel.

Piodão

piodãoFonte: Commons/António da Silva Martins

Classificada como “Aldeia Histórica de Portugal”, Piódão é um dos marcos turísticos da Serra do Açor e, sem dúvida alguma, um dos sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer. Próximo da Serra da Estrela, este é dos locais mais pitorescos e sui generis do nosso país. Tanto é assim que Piódão foi apelidada de “aldeia presépio” graças à disposição do casario em xisto na encosta da serra.

E não é por acaso que a chamam também de aldeia de xisto: afinal, este é o mineral que mais habita por aqui, entre chão, casas e até telhados! Uma dica importante: leve calçado confortável: as escadas são muitas e íngremes.

Suba até ao cimo da aldeia para apreciar as vistas maravilhosas e aproveite depois para degustar uma refeição em qualquer um dos restaurantes do centro: a qualidade é boa e o preço não é um abuso. Mas, vá prevenido: em quase nenhum deles se aceita multibanco. Sugerimos os seguintes:

Restaurante João Brandão

Com vista privilegiada para a Serra da Estrela, este restaurante situa-se na Aldeia das Dez. Pão caseiro, bacalhau à lagareiro, carré de borrego com molho de mel e tomilho e a tarte de maçã são algumas das especialidades da casa. A experiência gastronómica promete, tem de provar para crer. Espreite o Menu de Degustação e aproveite para reservar o seu lugar à mesa.

Restaurante O Buke

Das mãos do jovem chef Flávio Silva, o cardápio deste restaurante, localizado em Pampilhosa da Serra, oferece cabrito das Beiras, bacalhau da couvada e a truta. Para sobremesa, delicie-se com a  tigelada e o arroz doce aromatizado. Com água na boca? Dê uma vista de olhos no Menu de Degustação, depois faça-nos saber se não vale mesmo a pena!

Para aproveitar uma estadia em pleno nas Aldeias do Xisto, conheça toda a oferta de alojamento destas terras do interior e outros restaurantes da região na nova plataforma  de booking – Book in Xisto. Aproveite um fim-de-semana ou umas mini-férias para conhecer uma das mais encantadoras regiões do interior centro do país. Só na Serra do Açor, pode começar em Piódão e, depois, visitar as aldeias da Benfeita, Fajão, Vila Cova de Alva, Sobral de S. Miguel e Aldeia das Dez. Boa viagem, divirta-se!

Tróia/Comporta

troiaFonte: Commons/Jorge Brazil

Tróia é um verdadeiro paraíso em Portugal. Há uns anos atrás mais desconhecido do que agora, não deixa de valer uma visita. Situado do outro lado da península de Setúbal, este é um dos sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer: praias lindas, clima muito agradável, espaços excelentes para uns passeios a pé.. Até ruínas históricas consegue visitar!

E já que ali está, não deixe de dar um salto à Comporta, uma aldeiazinha presa no tempo, com casinhas típicas e pequenas, restaurantes tradicionais e praias apaixonantes.

Gerês

geresFonte: Flickr/António González

O Parque Nacional da Peneda Gerês é um dos pulmões de Portugal e só por isso se torna num dos sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer. Mas a verdade é que há muito mais além do Parque em si, que é absolutamente maravilhoso! Cascatas escondidas, uma caniçada onde pode andar numa canoa ou fazer uma atividade mais radical, vistas deslumbrantes são algumas das coisas que encontra.

E aqui no Gerês vale muito a pena ficar pelo menos dois dias: e o que não faltam são casas caricatas e a um preço razoável: mas reserve com antecedência – caso contrário pode não ter tantas alternativas.

Vila do Bispo/Salema

vila do bispo

Fonte: Commons/Mariusz

Sabe aquelas vilas de pescadores, onde tudo está à mão, onde o peixe servido nos restaurantes vem direto do mar, pescado a 100 metros dali e onde quase toda a gente conhece toda a gente? Ainda consegue encontrar isso numa zona do Algarve, precisamente em Vila do Bispo, na Salema.

O clima é fantástico, a água um pouco mais fria do que em zonas como Quarteira e Manta Rota (afinal está bem junto à ponta de Sagres), mas se procura um local para relaxar e descansar, este é um dos sítios em Portugal que tem mesmo de conhecer.

Veja também: