Publicidade:

5 temperos para substituir o sal e melhorar a saúde

Reduzir no sal, não é sinónimo de comida insossa. Há temperos para substituir o sal que aromatizam as suas refeições. Venha descobri-los connosco.

5 temperos para substituir o sal e melhorar a saúde
A ingestão excessiva de sal é uma das principais causas da hipertensão

O sal é um ingrediente excelente, mas, quando consumido em excesso, pode ser fatal para a nossa saúde. Diariamente, ingerimos sal não só nas refeições que confecionamos, mas também numa série de produtos processados que comemos – muitas vezes, sem termos noção de que possuem quantidades elevadíssimas desse ingrediente. Para combater esta realidade, trazemos-lhe alternativas: 5 temperos para substituir o sal.

Queremos que os seus pratos se mantenham repletos de sabor e que não perca o prazer de comer. Na verdade, verá que é bem mais fácil do que pensa reduzir no sal, sem cortar no sabor. Basta escolher os temperos certos, nas doses corretas e conjugá-los da melhor maneira.

Preparado para conhecer 5 alternativas ao sal? Venha daí.

5 temperos para substituir o sal


Sal

  1. Alho e cebola: este é um casamento sobejamente conhecido e cheio de sabor. O tradicional refogado de cebola e alho confere aos alimentos um aroma muito próprio e, até, um leve travo picante – dado não só pelo alho, como pela própria cebola. Capriche nesta junção e verá como o sal se torna acessório.
  1. Alecrim: dotado de um sabor intenso, um raminho de alecrim é suficiente para perfumar um assado. Pode colocá-lo na assadeira ou no molho com que vai regar a carne e verá como os alimentos ganharão um aroma único.
  1. Cominho: é uma excelente opção para usar com leguminosas como o feijão, com diversos vegetais ou, tão simplesmente, com batata. Apesar de ser uma erva forte, realça o melhor destes ingredientes. Mas atenção, ½ colher de chá é suficiente para sentir o seu sabor.
  1. Louro: a folha de louro acompanha muito bem a grande generalidade de pratos, dos assados aos ensopados. Deixe a folha acompanhar o processo de confeção dos ingredientes e retire antes de servir. Atribuirá um travo agradável aos seus pratos, sem ser demasiado intenso.
  1. Pimenta: a pimenta preta e a pimenta da Jamaica, em particular, parecem ser a solução ideal para apurar os seus pratos, sem com isso anular o sabor dos alimentos. Pelo contrário, cada bolinha preta dessa pimenta ajuda a realçar o sabor de todos os ingredientes.

Apostamos que nenhum destes 5 temperos para substituir o sal lhe é desconhecido, pois não? Então, chegou a hora de passar a usar cada um deles com mais regularidade e desviar um pouco mais a sua mão dos saleiros aí de casa. Invista sem medos nos temperos, reduzindo o sal. Lembre-se que esta é uma escolha em prol do sabor e, acima de tudo, da sua saúde.

Veja também: