Publicidade:

6 truques para aumentar a potência do motor

Está insatisfeito com o desempenho do motor do seu carro e quer melhorá-lo? Fique com alguns truques para aumentar a potência do motor.

6 truques para aumentar a potência do motor
Melhorar o desempenho do carro é possível

É comum a insatisfação com o desempenho do automóvel, nas condições em que veio de origem. A potência especificada pode ser alterada. Conheça alguns truques para aumentar a potência do motor, caso esta não se adeque ao que deseja.

Fique com algumas ideias para tornar a condução mais interessante. Tenha atenção, contudo, às características originais do seu automóvel, para não acabar por prejudicar a performance.

6 truques para aumentar a potência do motor

1. Trocar os filtros com regularidade

motor

Esta dica aplica-se ao filtro do ar e ao filtro do combustível. Siga as instruções do fabricante, mas vá prestando atenção com alguma frequência. Um filtro novo e limpo melhora o processo de combustão, o que também melhora a performance do veículo.

2. Reprogramar a centralina

Esta operação permite-lhe aumentar a potência do motor do seu carro, mas também implica custos superiores. A centralina é responsável pela gestão da entrada do combustível. Quanto maior for a entrada, maior será a potência.

3. Alterar o escape

Trocar o tubo de escape por um de diâmetro maior pode ajudar a melhorar a potência do motor. Isto porque quanto mais rápida for a libertação dos gases resultantes da queima de combustível, há mais ar limpo que trabalha na combustão e melhora o funcionamento do motor.

4. Limpar o carro

conduzir

Um dos truques para aumentar a potência do motor mais básicos e mais óbvios. O que significa que nem sempre é seguido. Aqui limpar significa retirar todo o peso desnecessário do automóvel. Retirar coisas de que não precisa, as “tralhas” normais que todos armazenamos no veículo ou até o pneu sobresselente (isto se circula sempre dentro da cidade e sabe conseguir encontrar uma solução em caso de furo).

5. Instalar um chip de potência

É a solução mais eficiente para melhorar a potência do carro e pode ser aplicado tanto a motores a gasolina como a gasóleo. Funciona como uma unidade de comando adicional eletrónica. Quando se instala o chip de potência (algo que deve ser feito numa oficina), vai deixar de existir uma relação tão bem definida entre os parâmetros em questão, mas a potência do motor aumenta substancialmente.

6. Aumentar as entradas de ar

Este é outro dos truques para aumentar a potência do motor e acaba por ser económico e poder originar um menor consumo de combustível. Ao aumentar as entradas de ar, o combustível queima de forma mais rápida e em maior quantidade, fornecendo mais energia de combustão ao motor. Pode ser instalado um kit de admissão direta numa oficina especializada.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: