Pedro Martins
Pedro Martins
11 Out, 2018 - 14:24

Tuning oficial no BMW X4: o carro para quem não abre mão da performance

Pedro Martins

Procura um BMW diferente, com qualidades aperfeiçoadas, mais performance e presença exclusiva? Não procure mais. O novo BMW Alpina XD4 é o seu carro.

Tuning oficial no BMW X4: o carro para quem não abre mão da performance

O aperfeiçoamento do automóvel existe desde que eles existem. O tuning é o que muitos engenheiros e técnicos faziam (e fazem) na hora de explorar determinadas características de um veículo, pelo que é um exercício que sempre existiu no universo dos construtores de automóveis, embora, na maioria das vezes, a palavra tuning não fizesse (e continua a não fazer) parte do léxico das marcas.

O novo BMW X4 é um dos exemplos de como não interessa a designação que se dá a esse aperfeiçoamento mas sim o resultado final. A Alpina Automobiles é um preparador com muitos anos e experiência em automóveis BMW, e tornou-se o preparador mais exclusivo no universo de viaturas da marca alemã. Mais que um preparador, a Alpine é um construtor de automóveis certificado, o que levou a que muitos BMW tivessem saído da empresa com motores diferentes (maiores e mais potentes, entenda-se) dos que tinham debaixo do capot quando entraram nas instalações de Buchloe, Alemanha.

Se a qualidade e exclusividade são pontos importantes no automóvel que deseja, este novo SUV BMW X4 é o carro indicado para si!

Alpina XD4: jantes de 22”

O novo SUV BMW X4 com tuning oficial Alpina chama-se XD4 e, como é apanágio da Alpina, eleva a qualidade do automóvel em diversos níveis, começando pela estética mais desportiva. Elementos responsáveis pelo resultado final são as jantes que podem ser de 20 ou 22 polegadas, elevando sobremaneira a presença estética do novo X4, assim como, obviamente, a dinâmica e segurança.

As jantes de 20 polegadas montam pneus Pirelli PZero 255/45 ZR20 e 285/40 ZR20, à frente e atrás, respetivamente. As rodas maiores apresentam borrachas em dimensões 255/35 ZR22 no eixo dianteiro e 295/30 ZR22 no eixo posterior. Além do impacto estético causado pelas jantes multiraios, o design da carroçaria é aprimorado pelos spoilers frontal e traseiro, pelos discretos mas visualmente eficazes alargamentos nas cavas das rodas e pelas saídas de escape desportivas. A exclusividade e imagem desportiva estão asseguradas.

Um BMW X4 com 770 Nm

O trabalho de tuning oficial no novo BMW X4 implica, necessariamente, melhores performances e dinâmica. A base do XD4 é o motor de seis cilindros 3.0 TwinPower Turbo, que passa a debitar 388 cavalos de potência, que, segundo a Alpina, estão disponíveis entre as 4.000 e 5.000 rpm. Já o binário aumentou 90 Nm e alcança agora uns “agradáveis” 770 Nm, disponíveis logo a partir das 1750 rpm e em plena força até às 3.000.

A Alpina reivindica assim os melhores valores de aceleração e velocidade máxima do segmento: 4,6 segundos dos 0 aos 100 km/h e 268 km/h. As alterações implementadas passam pelo trabalho de suspensão, que reduz a altura do SUV da BMW através de molas para um comportamento mais desportivo. Os travões recebem discos de maiores dimensões, existindo ainda opção de um sistema de altas performances, com discos em material compósito e diâmetros de 395 mm à frente e 398 mm mo no eixo de trás.

Veja também: