Publicidade:

O valor para além do valor do trabalho

As diversas dimensões do ser humano ajudam a compor o valor de cada pessoa e o valor que nos atribuem no mundo do trabalho. Saiba como.

O valor para além do valor do trabalho
O segredo do sucesso reside no equilíbrio

O ser humano adulto integra diferentes dimensões, indissociáveis entre si e que fazem de cada um a pessoa que é e aquilo a que dá valor.

Entre essas dimensões, encontramos:

  • Dimensão física: influenciada pelas nossas opções de alimentação, descanso, atividade física e desportiva;
  • Dimensão intelectual: relacionada com as experiências culturais, educativas, a criatividade, a definição de objetivos, de sonhos a realizar;
  • Dimensão relacional: as nossas interações sociais com a família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos e desconhecidos;
  • Dimensão recreativa: o que fazemos no nosso tempo livre, o valor que damos ao nosso lazer;
  • Dimensão espiritual: sobre o sentido que damos à vida e ao universo;
  • Dimensão profissional: relacionada com as nossas opções profissionais, aquilo que decidimos fazer em troca de dinheiro, e a forma como fazemos a gestão da nossa carreira.

Quer ter uma vida de sucesso?


happy at work

Tão complexo e tão simples…

Se assumir a consciência de um equilíbrio dinâmico entre estas diferentes dimensões da sua vida, poderá atingir o tão almejado sucesso, que se pode traduzir, somente, numa vida mais tranquila e feliz!

Mas interessa agora refletir, apenas, sobre a dimensão profissional, tantas vezes reduzida à forma socialmente mais comum de aceder a um valor monetário, utilizando uma equação simplista do género: Trabalho = angariação de dinheiro para pagar as contas.

Queremos que pare, querido leitor, e que nos siga nesta reflexão: sobre o valor para além do valor monetário do seu trabalho! O trabalho enriquece-nos muito mais do que o dinheiro que nos permite ter. Ora pense connosco…

5 valores do trabalho, além do dinheiro


  1. O trabalho permite-nos ter autonomia e controlo sobre a nossa própria vida. Significa o nosso sustento (e o da nossa família), assim como a possibilidade de aceder aos nossos sonhos: a casa onde queremos viver, os concertos ou as viagens tão sonhadas;
  2. O trabalho permite um autoconhecimento inacessível por outra via. O trabalho ajuda-nos a descobrir limitações e talentos que desconhecíamos até então. Os desafios de uma vida profissional orientam-nos na descoberta de quem somos e para onde queremos ir;
  3. O trabalho permite-nos crescer, obriga-nos a desenvolver competências: a tomar decisões, a questionar, a lidar com expectativas, a aprender sempre! Pelo trabalho desenvolvemos disciplina, no cumprimento dos horários, prazos, metas, obrigações para com clientes, obrigando-nos a uma responsabilidade sobre ele, e também sobre as nossas vidas;
  4. O trabalho oferece realização pessoal, descobrindo que fazemos parte de algo importante, com sentido, e que aí atingimos os nossos objetivos, e os da instituição que integramos. Num nível mais elevado, fazemos parte de um mundo maior, a sociedade. E por isso, nele, contribuímos também para a mudança que desejamos ver no mundo;
  5. O trabalho obriga-nos a sair do nosso espaço familiar, a apanhar transportes, a conversar e interagir com mais pessoas, a conhecer novos mundos. E nesta conexão, saímos de nós mesmos, aprendemos a ser mais tolerantes, a aceitar a diferença, a descobrir novas perspetivas, novas formas de ver o mundo.

Quem compreende este valor acrescentado do trabalho, vive melhor consigo próprio e com os outros, em crescimento partilhado, todos os dias! E já agora, se está em fase de (re)descoberta profissional, verifique se as possibilidades que se apresentam estão alinhadas com estes valores, além do monetário. E se sim, é aí que deve ficar! Até que assim não o seja…

Veja também:

Cidade das Profissões Cidade das Profissões

A Cidade das Profissões é um serviço, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que tem como missão promover a empregabilidade e o empreendedorismo das pessoas, apoiando-as na gestão dos novos desafios e transições profissionais e ajudando-as a descobrir o seu potencial profissional e a definir novas estratégias de abordagem ao atual mercado de trabalho.

Saiba tudo sobre emprego