Uma viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto a não perder

Descubra um território único a pedalar por paisagens de cortar respiração. Parta, sem medo, numa fantástica viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto.

Uma viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto a não perder
Saiba o que irá encontrar numa viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto

Promovida pela Portugal A2Z Walking & Biking, a viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto que sugerimos para uma semana de aventura na Natureza é uma experiência única que promete surpreendê-lo. Pedalando de aldeia em aldeia, por entre florestas, praias fluviais e paisagens deslumbrantes, é uma viagem que o vai levar a conhecer uma região de uma beleza natural extraordinária onde o calor humano de quem aí vive não deixa ninguém indiferente.

Uma viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto

viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto

Criada com a missão de “oferecer experiências únicas, intensas e genuínas”, a Portugal A2Z Walking & Biking é a empresa por trás do programa que aqui sugerimos. A viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto é uma aventura que o vai levar a conhecer, em sete dias, as Serras da Lousã e do Açor e várias aldeias que primam pela autenticidade. Com início ao Domingo, este passeio autoguiado inclui 6 estadias com pequeno-almoço, telemóvel com linha de apoio 24 horas, transfer de e para o aeroporto em dias de programa, transfer de bagagem, mapas e documentação, aparelho e tracks de GPS, seguro, uma t-shirt e uma garrafa de água A2Z Adventures.

Dia 1 – Talasnal, Candal, Cerdeira, Aigra Nova, Comareira

O trilho tem início na Aldeia do Xisto de Talasnal, continuando pelas Aldeias do Candal, da Cerdeira e Aigra Nova e levando-o até muito perto do ponto mais alto da Serra da Lousã, o Trevim. Após 26 quilómetros, a viagem termina na Aldeia do Xisto da Comareira, onde os viajantes (felizes e cansados) ficarão alojados na Casa de Campo da Comareira.

Dia 2 – Comareira, Aigra Velha, Pena, Fajão

O segundo dia de aventura em duas rodas começa com uma subida extensa em direcção à Paisagem Protegida da Serra do Açor e termina com um fantástico downhill até à aldeia de Fajão, onde é possível visitar uma loja das Aldeias do Xisto, o Museu Monsenhor Nunes Pereira e a Capela Nª Sr.ª da Guia. Aí, nessa aldeia pitoresca, os viajantes serão recebidos na Residencial A Cadeia para uma boa noite de sono.

Dia 3 – Fajão, Janeiro de Cima

Neste que é o dia menos intenso, poderá refrescar-se na albufeira da barragem de Santa Luzia quando a caminho da tão bonita aldeia de Janeiro de Cima, onde ficará alojado nas Casas de Janeiro.

Dia 4 – Janeiro de Cima, Álvaro

São 30 os quilómetros a percorrer no quarto dia, passando por Janeiro de Baixo e por entre os meandros do Rio Zêzere rumo a Álvaro, uma aldeia onde são muitas as capelas e igrejas. Uma vez no destino, os viajantes são convidados a repor energias na Casa dos Hospitalários.

Dia 5 – Álvaro, Pedrogão Pequeno

Seguindo ao longo do Rio Zêzere, os 42 quilómetros do dia terminam em Pedrogão Pequeno, uma aldeia relativamente grande e rica em património histórico, onde ficará alojado no Hotel da Montanha.

Dia 6 – Pedrogão Pequeno, Casal de São Simão, Ferraria de São João

Rumo à Ferraria de São João, terá a oportunidade de conhecer Casal de São Simão, uma pequena e simpática aldeia, e de mergulhar na praia fluvial das Fragas de São Simão, que fica apenas a escassos minutos a pé da Casa do Zé Sapateiro, onde passará a noite.

Dia 7 – Ferraria de São João, Gondramaz, Chiqueiro, Casal Novo, Talasnal

O último dia desta viagem em BTT passa-se a pedalar rumo às Aldeias do Xisto da Serra da Lousã, passando pelas aldeias de Gondramaz, Chiqueiro e Casal Novo e terminando no Talasnal, onde teve também início a aventura. Nesta última noite, o viajante realizado e, quem sabe, já nostálgico, pode reservar uma noite extra no Talasnal ou na Lousã pelo preço de 50€.

Preço da viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto: 890€ Ver experiência em bookinxisto.com/pt >>

Dois restaurantes a não perder na viagem

viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto

Uma viagem em BTT pelas Aldeias do Xisto passa também por provar as diferentes iguarias da região, recuperando energias com sabores antigos.

Restaurante Varanda do Casal, Casal de São Simão

Em Casal de São Simão, vá até ao Restaurante Varanda do Casal para saborear uma refeição tradicional com vista sobre a aldeia e o vale da Ribeira de Alge.

Ver restaurante em bookinxisto.com/pt >>

Restaurante Fiado, Janeiro de Cima

Já em Janeiro de Cima, visite o Restaurante Fiado, em que os pratos tradicionais e regionais são homenageados e fazem do espaço uma referência gastronómica do concelho do Fundão.

Ver restaurante em bookinxisto.com/pt >>

 

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes