Cláudia Pereira
Cláudia Pereira
08 Jul, 2025 - 17:30

Bagagem de mão na Europa vai mudar: nova medida oficial é 40×30×15 cm

Cláudia Pereira

A União Europeia definiu 40×30×15 cm como medida única para a bagagem de mão gratuita. A nova regra afeta companhias como a TAP, Ryanair e easyJet, e muda a experiência dos passageiros a bordo.

Acabaram-se as surpresas no portão de embarque. A União Europeia decidiu uniformizar as medidas da bagagem de mão gratuita nos voos operados em território europeu: a partir de agora, o limite oficial passa a ser de 40×30×15 centímetros.

Esta decisão, que entra em vigor até ao final da época de verão de 2025, foi anunciada pela Airlines for Europe (A4E), associação que reúne algumas das maiores companhias aéreas do continente, incluindo TAP, Ryanair, easyJet, Lufthansa e Air France-KLM.

O que muda na prática?

Durante anos, cada companhia aérea definia as suas próprias medidas e regras para a bagagem de mão gratuita. Resultado? Confusão generalizada, passageiros frustrados e muitas malas a ficar pelo caminho.

Com a nova norma, qualquer passageiro tem direito a transportar gratuitamente um “artigo pessoal” com dimensões até 40×30×15 cm. Esta mala tem de caber debaixo do assento da frente e não pode ultrapassar os limites estabelecidos — o que, sim, significa uma redução em relação a políticas mais generosas, como as da easyJet.

A easyJet e a exceção à regra

A companhia britânica foi rápida a reagir. Afirmou que, apesar da nova norma, continuará a permitir que os seus passageiros levem uma mala de 45×36×20 cm, com peso até 15 kg, de forma gratuita. Mas há um detalhe: essa continua a ser uma política própria da empresa e não uma obrigação imposta pela UE.

Logo, nada impede outras companhias de manterem ou oferecerem opções superiores — desde que informem claramente o passageiro.

Porquê esta mudança?

A origem da decisão está num acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que determinou que o transporte de bagagem de mão não deve implicar custos adicionais, desde que esta respeite requisitos razoáveis de peso, volume e segurança.

Com base nisso, os ministros dos Transportes da UE aprovaram, a 5 de junho de 2025, a nova regra para proteger os direitos dos passageiros e evitar abusos comerciais por parte das companhias.

Impacto para os passageiros

A grande vantagem é a clareza: todos os viajantes sabem, à partida, o que podem ou não levar a bordo sem custos extra. Para quem viaja apenas com o essencial, trata-se de uma mudança bem-vinda.

Por outro lado, quem costuma levar mais bagagem terá de se adaptar — ou pagar por isso. E isso poderá influenciar até o tipo de mala que se compra.

E agora?

As companhias têm até ao final do verão de 2025 para se adaptarem à nova regra. Até lá, recomenda-se atenção redobrada às medidas específicas de cada empresa antes de voar.

Uma coisa é certa: com 40×30×15 cm, o espaço é pouco — mas a paz de espírito é muito maior.