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Ana Araújo
Ana Araújo
05 Mar, 2018 - 10:41

Beber água às refeições: sim ou não?

Ana Araújo

Os benefícios de beber água são já bem conhecidos. Mas há ainda uma dúvida que persiste: deve-se ou não beber água às refeições?

Beber água às refeições: sim ou não?

Beber água às refeições? Sim ou não? A resposta dos nutricionistas é unânime: sim! Mas haverá alguma regra? Isto é, será mais recomendado beber antes, durante ou depois das refeições? E será que há quantidades recomendadas?

Aqui a resposta já não é tão linear, uma vez que beber água nestas três diferentes situações tem também diferentes benefícios associados. No entanto, há uma importante mensagem a reter: em nenhum destes três momentos é desaconselhado beber água. Deste modo, pode continuar a beber água quando quiser.

Beber água às refeições: antes, durante ou depois?

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Um dos mitos sobre hidratação é que não se deve beber água às refeições porque, supostamente, engorda. Contudo, esta teoria não tem grande fundamento. Até porque a água, sendo desprovida de calorias, não engorda.

Uma das explicações por trás desta teoria prende-se com o facto de, quando bebemos água às refeições, podermos ter uma sensação de estômago mais proeminente. Isto acontece porque ingerir água juntamente com a comida pode ajudar a dilatar o estômago.

Ainda assim, não deve ultrapassar a quantidade de água recomendada por dia. De acordo com a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), cada pessoa deve beber aproximadamente 2,5 litros de água por dia.

Beber água antes das refeições

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Há algumas recomendações a reter e que deverá ter em conta dependendo dos seus objetivos. Por exemplo, se optar por beber água antes das refeições, o ideal é que o faça 30 minutos antes da mesma. Neste caso, a medida a ter como referência deverá ser de 2 copos de água.

Esta ingestão de água vai ajudar no processo de digestão, ao mesmo tempo que o vai ajudar a perder peso. Isto porque vai criar uma sensação de estômago mais cheio e, como tal, terá tendência a comer menos.

Beber água durante as refeições

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À semelhança do que acontece se beber água antes das refeições, beber água às refeições também o pode ajudar a emagrecer. Isto acontece porque, ao beber água, vai sentir-se saciado mais rapidamente. Contudo, também aqui há uma medida de referência: neste caso, não deve ultrapassar os 200/300 ml de água.

Beber água depois das refeições

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Por fim, beber água depois das refeições também tem as suas vantagens. Beber água uma hora após as refeições vai ajudá-lo a absorver os nutrientes. Deve evitar beber bebidas geladas, uma vez que estas podem tornar a digestão mais lenta. Neste sentido, pode substituir as mesmas por chás.

Benefícios de beber água fora das refeições

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A melhor forma de ingerir a quantidade de água recomendada é beber água ao acordar. Desta forma, vai estar a ativar os órgãos, ajudando a eliminar as toxinas. Também aqui há várias opções: água morna, água com limão, etc.

Por outro lado, beber água antes de ir dormir também é uma boa opção. Assim vai estar a compensar a perda de líquidos que ocorre durante o sono e vai ajudar ao processo de renovação das células enquanto dorme.

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