Miguel Pinto
Miguel Pinto
12 Set, 2025 - 17:00

BYD SEAL 6 DM-i: nova geração de super híbridos em Portugal

Miguel Pinto

A gama BYD SEAL 6 DM-i já está no nosso país e promete baralhar as contas do mercado. Venha os conhecer os novos modelos.

BYD SEAL 6 DM-i Touring preto

A BYD reforça agora a sua ofensiva no mercado europeu com a estreia em Portugal da nova gama SEAL 6 DM-i, disponível nas carroçarias Sedan e Touring.

E estamos perante mais do que simples híbridos plug-in. É que a BYD prefere chamar-lhes Super Híbridos.

Verdade seja dita, a designação faz jus ao que oferecem, ou seja, até 105 km em modo 100% elétrico para o quotidiano urbano e uns impressionantes 1 455 km de autonomia combinada quando se soma a eficiência da Blade Battery ao depósito de combustível.

Uma solução que elimina de vez a chamada “ansiedade da autonomia” e que coloca a marca numa posição única face à concorrência.

Como ponto de interesse há ainda a aposta da marca chinesa numa “carrinha”, modelo bastante popular no nosso país e que poderá ser um trunfo decisivo na estratégia de mercado.

BYD SEAL 6 DM-i: design inspirado no oceano

O SEAL 6 DM-i Sedan apresenta proporções elegantes (4,84 m de comprimento) e uma silhueta fluida, marcada por linhas que evocam a ondulação marítima.

A grelha minimalista com detalhes cromados e os faróis full-LED cristalinos compõem uma frente distinta, enquanto as jantes de 18” em liga leve, de design “flying axe”, sublinham o caráter dinâmico do modelo.

Na traseira, os farolins LED com assinatura em camadas oferecem um efeito visual sofisticado, projetado para não passar despercebido mesmo nas horas mais movimentadas do dia.

Touring em estreia absoluta

Se o Sedan impressiona pelo equilíbrio entre elegância e aerodinâmica, a versão Touring marca a primeira incursão da BYD no universo das carrinhas na Europa.

Mais prática, mais versátil e igualmente refinada, oferece até 1 535 litros de capacidade de carga com os bancos traseiros rebatidos.

O tejadilho alongado, as barras em alumínio e o pilar D de efeito “flutuante” conferem-lhe um perfil distinto e desportivo, sem abdicar da funcionalidade.

Super Híbrido Plug-in: dois modos, zero compromissos

O segredo da nova gama está na tecnologia DM-i (Dual Mode), que permite circular em modo EV (100% elétrico) na maioria das situações, ou alternar para modo HEV, em que o motor a gasolina funciona como gerador e apoia o sistema elétrico quando a viagem exige mais energia.

Resultado? Um consumo combinado que pode descer até 1,5 l/100 km e prestações consistentes: 0-100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.

Para os mais aventureiros, a função Vehicle-to-Load (V2L) transforma o SEAL 6 DM-i numa verdadeira central elétrica portátil, capaz de alimentar dispositivos externos até 3,3 kW — seja para iluminar uma escapadela ao ar livre ou ligar a máquina de café na praia.

dois modelos da gama BYD Seal 6

BYD SEAL 6 DM-i: Interior premium

Abrir a porta revela um habitáculo moderno, iluminado por um teto panorâmico e marcado por materiais de qualidade, incluindo estofos em pele vegan texturada

 O tablier com linhas oceânicas integra um ecrã central rotativo (12,8” ou 15,6”, conforme a versão) e um painel de instrumentos digital de 8,8”.

O conforto é elevado por pormenores como bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com regulação elétrica, além de carregador sem fios de 50 W para smartphones e múltiplas entradas USB-C para todos os ocupantes.

Segurança e tecnologia de série

A lista de equipamentos surpreende, com sete airbags, visão panorâmica 360°, Cruise Control Adaptativo, detetor de fadiga, monitorização do ângulo morto e sistema de travagem automática em cruzamentos.

Quanto a preços, começam nos 43.990 euros para a carroçaria Sedan e versão Comfort, e nos 44.490 euros para a carroçaria Touring na versão Comfort Lite (valores sem despesas de legalização, transporte, nem pintura metalizada). A versão Comfort acresce 1000 euros à versão Comfort Lite.

Para o mercado empresarial, a nova gama BYD SEAL 6 DM-i está disponível a partir de 32.990 euros (+ IVA), com uma campanha de lançamento válida até 30 de setembro.

Todas as versões incluem condições especiais de garantia de série, como seis anos de garantia da fabricante e oito anos de garantia da bateria.

Estamos mesmo perante um super híbrido? Talvez. Mas acima de tudo, um automóvel que redefine o conceito de mobilidade inteligente.

Veja também