Neste Dia da Criança, a Zippy lançou a Coleção Imaginária, cuja totalidade das vendas líquidas das suas peças reverte a favor da Fundação Gil, para a construção da Clínica do Gil.
O projeto desta clínica visa disponibilizar soluções para um problema crescente entre os mais novos e que se agravou fruto da pandemia de COVID-19, o problema da saúde mental.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 5 crianças sofre de algum problema de saúde mental que, se não for tratado atempadamente, pode condicionar, nomeadamente, a formação e o desenvolvimento da sua personalidade e originar problemas graves na vida adulta.
Daí, a relevância de um projeto como a Clínica do Gil para apoiar o desenvolvimento infantil das crianças com problemas de saúde mental e, também, para desmistificar este problema que afeta tantas famílias.
Para concretizar este projeto, a Fundação Gil precisa de 150.000€. Uma forma de contribuir é adquirir as peças imaginárias da Coleção Imaginária da Zippy e, com a sua imaginação, tornar este projeto uma realidade.

Coleção Imaginária da Zippy: o papel dos amigos imaginários
Os amigos imaginários fazem parte da infância de muitas crianças, estando mais “presentes” no seu dia a dia em alturas em que os mais novos estão com medo ou com inseguranças.
Por esse motivo, nada melhor do que a Coleção Imaginária da Zippy para ajudar a erguer uma clínica para crianças, e respetivas famílias, que precisam de apoio psicológico especializado.
A Coleção é composta por meias, cachecóis, mochilas, bonés, sapatilhas e babygrows,… tudo imaginário.
Basicamente, o mote é para que faça uso da sua imaginação e imagine que está a comprar uma peça de roupa – da cor, formato, tamanho, material que quiser – quando, na realidade, está a ajudar a tornar este projeto tão nobre e valoroso, real.

A saúde mental das crianças
Os dados sobre a saúde mental das crianças, disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde, são preocupantes e vale a pena refletir sobre alguns deles.

Saúde Mental das Crianças
• Portugal é o segundo país da Europa com maior prevalência de doenças psiquiátricas
• 1 em cada 5 crianças precisa de apoio psicológico
• Mais de 50% das doenças mentais tem início na adolescência
• Mais de 30% dos jovens tem sintomas depressivos
• Mais de 16% dos jovens sofre de ansiedade
Apesar de expressivos, estes números nem sempre estão em harmonia com as crianças e com os jovens que, realmente, recebem apoio e acompanhamento médico especializado em saúde mental. Isto, porque os sinais de problemas de saúde mental nem sempre são claros ou fáceis de identificar por quem lida e convive com crianças, ou até mesmo quando são notórios, são temas sempre sensíveis e difíceis de abordar pelos próprios adultos junto das crianças.
Importa ainda referir que, se os problemas de saúde mental afetavam aproximadamente 20% dos jovens, com maior prevalência nas crianças mais desfavorecidas; atualmente, fruto dos constrangimentos impostos pela pandemia, é expectável que essa percentagem aumente. Além disso, a estimulação certa na infância é essencial para uma adequada formação da personalidade da criança.
A Clínica do Gil
A Clínica do Gil pretende servir como resposta a este problema, crescente entre os mais novos, e surge no âmbito do projeto de Desenvolvimento Infantil da Fundação do Gil. A sua finalidade é conseguir acompanhar crianças e famílias com dificuldades de integração social, devido a problemas do foro físico, emocional ou comportamental.
Em termos de funcionamento interno, esta clínica deseja ser um espaço aberto a toda a comunidade, com preços sociais e de mercado. Contará com o apoio de uma equipa técnica de terapeutas especialistas, a qual permitirá fazer uma intervenção especializada e integrada, no plano familiar, social, psicopedagógico e terapêutico.
As principais terapias a disponibilizar na Clínica do Gil serão:
- Psicologia Clínica;
- Psicopedagogia;
- Terapia da Fala;
- Educação Especial;
- Terapia Ocupacional;
- Intervenção Precoce.
Ajude a tornar a Clínica do Gil numa realidade, adquirindo uma peça imaginária da Coleção Imaginária da Zippy. Contribua para a saúde mental dos mais novos (e, consequentemente, da geração futura)!
Coleção Imaginária da Zippy!
Uma coleção criada para ajudar a construir a Clínica do Gil. Esta clínica vai dar o apoio psicológico que 1 em cada 5 crianças precisa e só com a imaginação dos portugueses conseguirá os 150.000€ necessários.