Mafalda Lopes
Mafalda Lopes
25 Out, 2021 - 11:23

8 melhores sites para comparar preços online

Mafalda Lopes

Da gasolina aos supermercados, saiba onde comparar preços online e conseguir uma maior poupança no seu dia a dia. Uns cêntimos podem fazer a diferença.

mulher a comparar preços online

Quer fazer compras inteligentes e ponderadas? Então saiba quais os sites onde pode comparar preços online.  Vivemos numa realidade em que a informação constante, os estímulos e pressões sociais nos catapultam para um estilo de vida mais consumista e imediato. Contudo, quando chega ao momento de carregarmos no botão “pagar”, podemos fazê-lo de forma informada e consciente.

Como o podemos fazer? O Ekonomista responde-lhe: através da pesquisa e consulta de sites que nos permitem comparar os preços para um determinado produto nas diferentes lojas que o possuem para venda.

Portanto, será de esperar que a voz na nossa cabeça que nos diz “será que devo comprar isto?” seja menos preponderante, porque temos a certeza de que estamos a fazer “o melhor negócio” possível.  Na realidade, a existência dos sites “comparadores” de preços poderão até auxiliar as pessoas que são mais impulsivas no momento da compra. Estes sites adicionam mais um passo na nossa jornada de consumidor, obrigando-nos a refletir e pesquisar sobre o produto que desejamos obter.  

Por outro lado, estes comparadores protegem-nos das flutuações de preço durante as promoções realizadas nas lojas, que não poucas vezes são alvo de controvérsia, por não serem exatamente vantajosas. Na verdade, não é segredo que que antes das promoções, se inflacionam os preços, para que no aquando das mesmas se possa baixar os preços, mantendo assim o preço standard do produto.  

Sites onde pode comparar preços online

Comparadores de preços online

Estes sites auxiliam os consumidores a comparar preços do mesmo artigo, à venda em diferentes lojas, indicando qual a loja que vende o artigo/produto que procura com o preço mais reduzido. Se estiver atento, vai reparar que, muitas vezes, as lojas que oferecem os melhores preços são lojas online. 

1

KuantoKusta

Sem dúvida, o site KuantoKusta é um dos mais reconhecidos pelos consumidores.  Neste site pode comparar desde pacotes de massa, a telemóveis, a máquinas fotográficas.

Além disso, a plataforma KuantoKusta desenvolveu uma secção própria para comparar preços de supermercados – o KuantoKusta Supermercados -, onde os preços das grandes superfícies são comparados. 

No mesmo sentido, uma das grandes vantagens do KuantoKusta é a app, que transporta todas as funcionalidades do site para o telemóvel. Está disponível em Android e IOS. Adicionalmente, é possível fazer uma lista de desejos antecipadamente e ativar alertas de preço dos produtos favoritos. 

2

Komparaki

A grande vantagem do Komparaki é a organização. Na verdade, está tão bem conseguido, que ao aceder ao site consegue ter a experiência de estar a navegar numa loja de compras online, tornando a sua utilização extremamente simples. 

Esta plataforma está organizada por categorias de produtos e os seus subtipos, facilitando a comparação.  Verifica-se ainda, que o Komparaki tem uma oferta mais alargada de lojas. 

Além disso, os preços são atualizados pelo menos uma vez por dia.  Fica praticamente impossível fazer um mau negócio se utilizar este site. 

3

Comparador da DECO

A DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que tem como principal objetivo defender os direitos dos consumidores, também entrou na “corrida” pela justiça de preços e criou um comparador que também está disponível na Internet.  

Como pode fazer pesquisa neste comparador? Por pesquisa de loja, por produto ou por URL do produto que está a pesquisar, o que não acontece noutros sites.  

4

Shopmania

Além de ser um gigante da comparação de preços e, ao mesmo tempo, um portal de compras que liga os compradores às lojas online, a grande surpresa está na possibilidade de ter acesso ao histórico de evolução de preços, assemelhando-se muito a uma experiência na bolsa de investimento, mas em escala muito menor. 

Adicionalmente, tem a possibilidade de ativar alertas de preço.  Efetivamente, à semelhança dos sites anteriormente mencionados, é uma plataforma fácil de usar, pois todos os produtos estão categorizados.  

Sistema de recompensa de poupanças
Não perca Precisa de motivação para poupar? Crie um sistema de recompensas
5

Kimovil

Avançamos para o setor tecnológico? Para isso, temos ao nosso dispor o Kimovil.

Este site especializou-se em comparar preços de telemóveis e tablets. Nesse sentido, tem a possibilidade de pesquisar diretamente por artigo, mas se for mais inquisitivo, pode aventurar-se pelas sugestões do site: quais os mais vendidos, com maior desconto, e basicamente todas as características do telemóvel desejado, desde segurança, sensores, armazenamento, resistência, estrutura ou ecrã. 

Esta plataforma compara smartphones em mais de 100 lojas nacionais e estrangeiras, quer se trate de um telemóvel low cost ou de um de alta gama. 

6

Zwame

Zwame, à semelhança do site anterior também se especializou em tecnologia, comparando os preços de artigos de informática, telemóveis, consolas e jogos, fotografia, som e imagem, assim como artigos para a casa. 

Mais uma vez, o site é simples e intuitivo, e para além da comparação de preços exibe o histórico de preços de cada artigo. Da mesma forma, também sugere produtos idênticos aos pesquisados, podendo optar por um produto ainda mais barato.  

7

Selectra

Continuando na linha dos comparadores de produtos específicos: o Selectra informa-o se está ou não a pagar um bom preço pela eletricidade e pelo gás natural. 

Em Portugal não existem muitos fornecedores nesta área, porém com a liberalização do mercado esta ferramenta tornou-se uma forma poderosa de comparação. 

8

Mais Gasolina

Atualmente, este é um dos temas mais controversos em Portugal: o preço dos combustíveis. Tal como é possível compreender através do nome do site, o “Mais Gasolina” compara os preços dos combustíveis – gasolina, gasóleo e GPL – em Portugal Continental. Pode pesquisar os postos mais baratos, postos por concelho ou navegar no mapa de postos. 

Uma das funções mais interessantes, é poder definir o percurso da sua viagem (indicando o ponto de partida e o ponto de chegada), e a plataforma informá-lo-á se deve fazer um desvio para abastecer, em função do tipo de combustível e consumo médio da viatura.

Agora, temos a certeza, de que está munido para fazer as melhores compras, aos melhores preços. Boas compras!

Veja também