Uma das maiores queixas com que, atualmente, um bancário é confrontado, está relacionada com os custos cobrados nos serviços do banco.
De uma forma genérica, grande parte das contas à ordem das instituições bancárias têm custos associados. Estes têm a denominação de despesas de manutenção. Em muitos e diversos casos, esse custo pode ser isentável. Um exemplo clássico está relacionado com a isenção, quando existe crédito de vencimento na mesma. Por outras palavras, se a conta receber um ordenado, os custos podem ficar isentos.
Outro valor cobrado habitualmente é aquele associado à obtenção do cartão de débito. Em regra, é uma cobrança feita anualmente e antecipada à utilização do cartão.
O que é uma conta de Serviços Mínimos Bancários?
A conta de serviços mínimos bancários trata-se de uma conta à ordem de custos reduzidos. Vem ajudar a tornar o acesso a uma conta bancária, mais fácil e a um custo acessível. Uma conta bastante interessante para quem tem apenas uma conta à ordem no banco. Com uma possível despesa anual que não pode ser superior a 1% do salário mínimo nacional, o Cliente tem acesso aos serviços:
- Abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem;
- Cartão de débito para movimentação da conta;
- Serviço de homebanking.
Vantagens
- Ter uma conta isenta de despesas de manutenção e anuidade de cartão de débito;
- Ter acesso a todos os produtos bancários, fora do âmbito dos serviços mínimos, mediante o preçário da instituição, como depósitos a prazo e produtos de crédito.
Requisitos
- Ter apenas uma conta bancária;
- O saldo médio semestral da conta deverá ser superior a 5% do salário mínimo nacional;
- Conta deve ser movimentada num período semestral.
Exemplos Práticos
Exemplo 1:
O Sr. João tem uma conta à ordem bancária onde paga despesas de manutenção mensais e anuidade de cartão. Como não tem vencimento a ser creditado em conta nem aplicações financeiras, não consegue isentar automaticamente os custos referidos. Se converter a sua conta, numa de serviços mínimos bancários, deixará de pagar essas despesas.
Exemplo 2:
A Sra. D. Leonor tem duas contas bancárias à ordem onde paga despesas de manutenção e anuidade de cartão. Como não tem vencimento a ser creditado em conta nem aplicações financeiras, não consegue isentar automaticamente esses custos. Neste caso, para poupar as despesas bancárias, a Cliente deverá encerrar uma das contas e converter a conta que mantém para serviços mínimos bancários.
Veja também:
- Serviços Mínimos Bancários
- Quem tem direito aos Serviços Mínimos Bancários?
- 5 dicas para escolher o depósito a prazo mais rentável
- Contas para estudantes
- Direitos bancários: quais são?
- Que tipos de depósitos existem?