Crédito pessoal: conheça algumas das perguntas frequentes de quem está a pensar recorrer a um crédito pessoal. É sabido que o crédito pessoal está muitas vezes associado a situações de incumprimento. No entanto, desde que utilizado conscientemente, pode ser uma boa ferramenta para resolver alguns problemas financeiros dos agregados familiares. Conheça, então, a lista de 10 perguntas e respostas sobre este tipo de crédito.
Crédito pessoal: perguntas frequentes

Esta é a lista das 10 perguntas frequentes associadas ao crédito pessoal:
1. O que é o crédito pessoal?
Segundo o glossário do Banco de Portugal (BdP) o crédito pessoal, ou crédito ao consumo, é um “empréstimo destinado a satisfazer necessidades de crédito a médio prazo, dirigido à aquisição de bens ou serviços de consumo duradouro”.
2. Qual a documentação necessária?
Geralmente, além do contrato de crédito, os documentos necessários para pedir um crédito pessoal são: cartão de cidadão; último recibo de vencimento e/ou último IRS; comprovativo de residência; comprovativo IBAN nominativo do titular da conta (ou de um dos titulares da conta), como por exemplo o último extrato bancário.
3. Para que fins se pode utilizar um crédito pessoal?
Pelas suas características, o crédito pessoal é contraído em situações de emergência, para adquirir bens necessários ou até para cumprir algum desejo pessoal, tais como: fazer face a despesas extra de saúde; fazer uma viagem; remodelar/reabilitar a casa; pagar propinas; etc. No entanto, lembre-se sempre de não ultrapassar a sua taxa de esforço com empréstimos (30 a 40% do seu salário bruto ou do agregado familiar).
4. Qual o montante e prazo mínimo e máximo das modalidades de crédito pessoal?
Os limites de montante mínimo e máximo, bem como os prazos, dependem naturalmente dos bancos ou das instituições financeiras de crédito e do tipo de crédito em causa. Consulte as condições (FIN) dos créditos disponíveis. Após aprovação, o montante deverá ficar disponível na sua conta bancária em 48 horas úteis.
5. O que é a Ficha de Informação Normalizada (FIN)?
É um documento padrão criado pelo BdP e de aplicação obrigatório em todas as instituições financeiras e bancárias. Na FIN pode consultar toda a informação relativa ao crédito, permitindo comparar as diferentes ofertas disponíveis.
6. O que é a Taxa Anual Efetiva (TAE)?
Trata-se da taxa que mede todos os custos associados a um determinado crédito, abrangendo também os juros e outros encargos que lhes estejam associados.
7. O que é a Taxa Anual Efetiva Global (TAEG)?
A TAEG corresponde ao custo total do crédito para o consumidor apresentado em percentagem anual do valor do crédito atribuído. Difere da TAE por abarcar também os impostos associados a um empréstimo e por se referir apenas ao crédito ao consumo (pessoal). Assim, trata-se do melhor fator de comparação para escolher um crédito pessoal.
8. Quais são os impostos associados ao crédito pessoal?
A comissão de abertura; o Imposto do Selo sobre a comissão de abertura; e o Imposto do selo sobre a abertura do crédito.
9. O crédito pessoal tem algum seguro associado?
Sim, é recorrente que a instituição de crédito exija a contratação de seguros associados, particularmente seguro de vida (para o caso de morte ou invalidez absoluta e definitiva) ou de proteção ao crédito (para o caso de desemprego, salários em atraso, hospitalização, doença, acidente, etc.).
10. Pode-se fazer amortizações antecipadas no crédito pessoal?
Normalmente são permitidas amortizações parciais e totais, mas podem-lhe ser cobradas comissões.
Veja também:
- Simulador de crédito pessoal
- 6 dicas para escolher um crédito pessoal
- Crédito Pessoal: 4 erros a evitar
- Crédito Pessoal – Vantagens e Desvantagens