A Cupra acaba de lançar o que promete ser um dos hot hatch mais impressionantes do mercado: o Leon VZ Extreme 325.
Com uma produção limitada a apenas 1.500 unidades em todo o mundo, este modelo representa o pináculo da performance de tração dianteira da marca espanhola.
O coração deste Leon especial é um motor 2.0 litros turbo a gasolina que debita uns impressionantes 325 CV (239 kW) e 420 Nm de binário.
Trata-se do Leon com tração dianteira mais potente alguma vez produzido pela marca, uma clara demonstração de como a Cupra pretende competir no exigente segmento dos desportivos compactos.
A performance não decepciona. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é despachada em apenas 5,6 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 270 km/h. E aqui está o pormenor interessante, já que isto acontece sem limitação eletrónica. É uma raridade nos dias de hoje e uma declaração de intenções clara por parte da Cupra.
A potência é transmitida às rodas através de uma transmissão DSG de dupla embraiagem com sete velocidades, garantindo mudanças rápidas e suaves.
O diferencial dianteiro eletrónico autoblocante (VAQ) trabalha em tempo real, analisando dados como o ângulo da direção e a velocidade das rodas para otimizar a tração em condições de condução mais exigentes.
Cupra Leon VZ Extreme: à altura do desafio
Construído sobre a plataforma MQB Evo, o chassis do Leon VZ Extreme 325 foi especialmente afinado para corresponder às credenciais de performance do modelo.
A suspensão dianteira MacPherson e a traseira multibraços foram calibradas com molas e amortecedores específicos para este modelo.
A direção progressiva oferece uma resposta precisa, enquanto o sistema de Controlo de Chassis Adaptativo (DCC) ajusta a configuração em milésimos de segundo.
Os condutores podem personalizar o comportamento do chassis de acordo com as suas preferências, criando uma experiência de condução verdadeiramente envolvente.
Os travões Akebono com pinças de seis pistões garantem uma capacidade de travagem à altura da performance disponível, proporcionando confiança em todas as situações.
Design subtil, mas distintivo

Embora a Cupra tenha optado por não fazer alterações dramáticas à estética, os detalhes fazem a diferença.
Os quatro tubos de escape em cobre são um elemento distintivo e emitem o característico som emotivo da marca, uma banda sonora que não deixa dúvidas sobre o caráter deste automóvel.
No interior, a aposta é na sofisticação discreta, com acabamentos em cromado escuro, incluindo nos botões satélite, que conferem um ambiente premium ao habitáculo.
Segundo Sven Schuwirth, Vice-Presidente Executivo de Vendas, Marketing e Pós-venda da Cupra, este modelo leva o veículo mais dinâmico da marca à sua expressão máxima.
O motor, inspirado no sucesso da marca na competição, traduz a experiência do Cupra Leon VZ TCR para a estrada, oferecendo potência pura e uma experiência de condução emocionante.
Disponibilidade do Cupra Leon VZ Extreme
O Cupra Leon VZ Extreme 325 será desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, na sede da marca em Martorell.
Com apenas 1.500 unidades previstas para produção, o lançamento está agendado para o primeiro trimestre de 2026.
Para os entusiastas que procuram um hot hatch com performance genuína e exclusividade garantida, o Leon VZ Extreme 325 surge como uma proposta difícil de ignorar.
Resta saber se alguma dessas 1.500 unidades chegará ao mercado português e a que preço.