É comum pensar que a diferença entre Alzheimer e Demência é apenas uma questão de nomenclatura: dois termos distintos que tem o mesmo significado.
Segundo a Associação Portuguesa de familiares e amigos dos doentes de Alzheimer, demência é um termo abrangente, utilizado para descrever um conjunto de sintomas que afetam as habilidades cognitivas, como a memória e a capacidade de comunicar. A doença de Alzheimer é uma das enfermidades advindas da demência.
Porque é tão importante aprender a diferença entre Alzheimer e Demência?
Entender a diferença entre os termos ajuda não só a reduzir o estigma e o preconceito com a doença, como também auxilia no diagnóstico precoce, o que facilita o tratamento.
Existe hoje em Portugal um movimento de valorização dos clínicos gerais no diagnóstico correto e precoce de doenças como o Alzheimer, assim como a formação e instrução de cuidadores especializados. Ambas as ações visam a inclusão dos pacientes e dos seus familiares que podem contar com uma rede de apoio mais estruturada.
Diferença entre Alzheimer e Demência
Demência

A demência não é uma doença, mas sim uma palavra usada para definir um conjunto de sintomas que ocorre quando as células do cérebro param de funcionar de maneira adequada.
Por sua vez, o Alzheimer é um dos tipos mais comuns de demência: estima-se que dois a cada três casos de demência sejam a doença de Alzheimer.
Outros tipos de demência incluem ainda: demência vascular, doença de Parkinson, demência de Corpos de Lewy e a demência frontotemporal.
Os sintomas mais comuns de demência:
- Perda de memória;
- Problemas de linguagem;
- Desorientação;
- Alterações de humor e comportamento;
- Esquecimento constante de onde estão objetos de uso quotidiano;
- Dificuldade para executar atividades domésticas.
Alzheimer

A doença, que afeta o cérebro, representa aproximadamente 60% dos casos de demência, o que torna mais fácil a confusão do diagnóstico correto.
Apesar de já terem sido documentados casos de Alzheimer precoce, em pessoas jovens, o mais comum é a que a doença afete pessoas com idade a partir dos 65 anos.
Classificada como uma doença neurodegenerativa, o Alzheimer ocorre devido ao aparecimento de placas senis e tranças fibrilares que dificultam e impossibilitam a comunicação entre as células do sistema nervoso. Com isto, o cérebro acaba por deteriorar-se ao longo do tempo.
Os sintomas mais comuns da doença de Alzheimer:
- Esquecimento de nomes, rostos e eventos recentes;
- Repetição, num curto espaço de tempo, de perguntas e histórias;
- Problemas para encontrar as palavras certas;
- Ansiedade, irritabilidade, baixa autoestima e pouco interesse por eventos sociais.
Veja também:
- Canábis com efeitos positivos na doença de Alzheimer
- Alzheimer: dicas para a prevenção
- Alimentação e saúde mental: tudo o que precisa de saber
- Psicoterapia: quando, como e para quem
- Esclerose múltipla: causas, sintomas e tratamento