Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
01 Out, 2018 - 11:48

Está com falta de dinheiro? 8 erros financeiros que deve evitar

Pedro Andrade

Está com falta de dinheiro e já não sabe o que fazer para resolver o problema? Estes são os erros financeiros que deve evitar em situações de maior aperto.

Está com falta de dinheiro? 8 erros financeiros que deve evitar

Ninguém quer passar o mês a contar trocos. É um processo cansativo e mentalmente esgotante. Se há fatores que não pode controlar, como é o caso do aumento do seu vencimento mensal, existem alguns erros financeiros que deve evitar se está com falta de dinheiro ou se não quer chegar ao final de cada mês com saldo negativo.

Se o seu salário não chega para fazer face às despesas correntes, chegou a hora de repensar as suas escolhas.

Está com falta de dinheiro? Estes são os erros financeiros a evitar

1. Atrasar o pagamento das contas mensais

Está com falta de dinheiro? 8 coisas que não deve fazer

Em alturas de sufoco financeiro é fácil deixar ultrapassar o prazo para o pagamento das suas faturas. Este é um erro muito comum e que pode lhe pode trazer diversos dissabores.

Opte por cortar noutro tipo de atividades e garanta o pagamento das contas mensais a tempo e horas para evitar o corte de determinado serviço ou o pagamento das taxas extras à conta do respetivo atraso.

2. Acrescentar novas despesas mensais ao orçamento familiar

Este é um dos erros financeiros que deve evitar se tem falta de dinheiro. Precisa mesmo de um novo conjunto de canais para a sua casa ou um acréscimo do pacote de dados do seu telemóvel? Pense bem antes de tomar decisões que coloquem em risco a sua saúde financeira. O objetivo é cortar despesas e não aumentá-las.

3. Acrescentar um novo crédito à sua lista de despesas

Está com falta de dinheiro? 8 coisas que não deve fazer

Está a pensar trocar de carro ou ir de férias, mas não tem dinheiro para pagar o valor em causa? Então, essa é uma compra que não deve fazer.

4. Gastar mais do que realmente precisa

Em alturas de maior aperto financeiro tem mesmo de cortar nas suas despesas mensais. Faça bem as contas e perceba onde pode eliminar custos extra: será que precisa mesmo de televisão com mais de 100 canais? Tem mesmo de jantar fora todos os fins-de-semana com os seus amigos?

5. Não aproveitar os tempos livres de forma consciente

Está com falta de dinheiro? 8 coisas que não deve fazer

Já pensou em aproveitar os tempos livres para arranjar um novo trabalho em part-time? Esta pode ser uma boa opção para amealhar mais algumas dezenas de euros ao final do mês que servirão para ajudá-lo a fazer face a todas as despesas.

6. Omitir à sua família o verdadeiro estado da sua conta bancária

Se, monetariamente falando, está a passar por uma fase mais complicada, o melhor mesmo é partilhar essa informação com os restantes elementos lá de casa. Este tipo de conversas nunca é agradável, mas é a melhor opção para evitar futuras discussões ainda mais difíceis.

7. Não cortar nas despesas desnecessárias

Está com falta de dinheiro? 8 coisas que não deve fazer

Existem muitas formas de reduzir a lista de despesas em alturas de aperto financeiro. Falamos da redução de idas ao cabeleireiro e ao cinema, por exemplo. Pode, ainda, cancelar as subscrições de serviços como o Spotify ou Netflix e, ainda, prescindir das idas ao ginásio.

8. Não aproveitar os seus talentos para amealhar dinheiro

Pode aproveitar os seus talentos para amealhar mais dinheiro ao final do mês: se tem jeito para a cozinha, venda os seus cozinhados a amigos, familiares e até vizinhos; aproveite os seus dotes para áreas como a matemática ou as línguas estrangeiras para dar explicações.

Veja também: