Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Jul, 2025 - 16:00

Hyundai Ioniq 6 N: revolução elétrica com alma de pista

Miguel Pinto

Chama-se Ioniq 6 N e é uma das mais ousadas propostas da coreana Hyundai. Venha conhecer esta máquina que chega em breve.

Novo Hyundai Ioniq 6 N

No mundo automóvel, há momentos que assinalam verdadeiras mudanças de paradigma. O lançamento do Hyundai Ioniq 6 N é um desses momentos.

A marca sul-coreana, forte no segmento “N”, traz ao mercado nacional um modelo que conjuga uma furiosa potência eléctrica com o design elegante do streamliner, estreado na Goodwood e preparado para conquistar o coração dos entusiastas nacionais.

O Ioniq 6 N deve chegar ao mercado este ano, não estando ainda anunciados os preços definitivos. Só como termo de possível comparação, o Ioniq 5 N anda à volta dos 80 mil euros. Este novo modelo promete ser uma versão topo de gama, por isso espera-se um valor robusto.

No entanto, a Hyundai mantém para toda a gama uma robusta proposta, com 7 anos de garantia sem limite de quilómetros, assistência em viagem, e check-ups anuais gratuitos, além de 8 anos ou 160 000 km de garantia na bateria de alta voltagem.

Hyunday Ioniq 6: performance do inimaginável

Debaixo da carroçaria estilizada está o mesmo conjunto que animava o Ioniq 5 N. Dois motores que, em modo N Grin Boost, chegam aos impressionantes 650cv (478 kW) e 770 Nm de binário. Os 0‑100 km/h são desbravados em apenas 3,2 segundos, com uma velocidade máxima perto dos 257 km/h!

A bateria de elevada capacidade (cerca de 84 kWh) que equipa o modelo, combinada com a arquitectura de 800 V, recarrega dos 10% aos 80% em cerca de 18 minutos, numa infraestrutura de carga DC até 350 kW.

Tecnologia ao nível da pista e do dia a dia

A experiência de condução é amplificada pela tecnologia N e‑Shift, que simula trocas de caixa sequenciais através de patilhas e mudanças de torque e regénération, com feedback sonoro digital, aumentado pela iluminação ambiente sincronizada, recriando a sensação de um motor térmico.

Há ainda launch control, optimizações térmicas da bateria para utilizações intensivas (seja numa volta ou num dia de condução rápida) e o modo Drift Optimizer, para quem pretende dar mais emoção às curvas.

Tudo encapsulado num chassis refinado, suspensões recalibradas e aerodinâmica redesenhada, com um coeficiente de arrasto ligeiramente superior ao base (0,27 vs 0,21), graças a elementos como spoilers e asa traseira “swan-neck”.

Frente do Hyundai Ioniq 6 N

Design funcional e interior envolvente

Exteriormente, o Ioniq 6 N adorna-se com asas alargadas, jantes maiores e perfil de coupe‑streamliner, mas com claro ADN racing. O interior mantém a elegância minimalista, mas acompanha o carácter “N” com bancos baquet em Alcantara, volante desportivo com manípulos NORed “Grin Boost” e pedais em alumínio.

A tecnologia mantém-se ao mais alto nível: dual‑screen de 12″, sistema SmartSense com condução autónoma facilitada, e atualizações OTA, características da gama Ioniq.

O Hyundai Ioniq 6 N chega ao nosso mercado como a tradução perfeita da evolução automóvel: performance extrema sem abdicar do conforto, funcionalidade e estética premium.

Sim, deverá ser um automóvel caro, mas oferece tecnologias e sensações de super‑desportivo híbrido, com a vantagem de zero emissões.

Para quem se recusa a escolher entre emoção e sustentabilidade, esta peça coreana prova, mais uma vez, que o futuro pode ser excitante. E se este é o futuro, então podemos finalmente sorrir. E, como diria a própria Hyundai, com um grin

Veja também