Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Elsa Santos
Elsa Santos
06 Nov, 2019 - 12:56

Impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho

Elsa Santos

Perceba qual o papel da Inteligência Artificial no mercado de trabalho atual e quais as implicações no futuro, nomeadamente no emprego.

inteligência artificial

Será que a Inteligência Artificial (IA) vai acabar com o trabalho humano? Esta é uma das principais questões que se colocam.

A verdade é que em casa, na rua ou no trabalho, há muito que a tecnologia faz parte do nosso quotidiano, ainda que tantas vezes não nos apercebamos da sua presença.

Das aplicações às implicações e especulações, muito se diz sobre a Inteligência Artificial, mas é necessário perceber, de facto, a sua importância na economia e na sociedade, em especial no mercado de trabalho.

Inteligência Artificial: O que é?

pessoa a segurar uma lâmpada como ideia

A IA é a ciência que une inteligência e engenharia com o objetivo de criar instrumentos capazes de apoiar os seres humanos. Este é o princípio e parece simples.

Juntas, a ciência e a engenharia procuram tornar possível que máquinas realizem tarefas que recorram à inteligência, de modo semelhante quando realizadas por pessoas.

Na prática, a Inteligência Artificial investe na procura do modo como os seres humanos pensam, com o objetivo concreto de o reproduzir numa versão melhorada. Através de teorias e modelos da Inteligência como programas de computador, além de ser capaz de armazenar e manipular dados, consegue também adquirir, representar e manipular conhecimento.

Essa capacidade de manipulação é, talvez, a mais surpreendente (ou assustadora), no sentido em que confere a capacidade de deduzir ou inferir novos conhecimentos a partir do conhecimento existente, assim como utilizar métodos de representação e manipulação para resolver problemas complexos.

Onde está?

Muitos se devem recordar de Sophia um robot com aspeto humano apresentado no Web Summit 2017. O fenómeno causou sensação, em Portugal e no mundo, fazendo repensar ou mesmo temer o futuro.

No entanto, este é apenas um exemplo do enorme potencial da Inteligência Artificial (IA) que vai muito para além da robótica.

A IA acompanha-nos diariamente

Por vezes nem damos conta, mas estamos rodeados por IA, desde o smartphone à box de tv, no relógio de ponto com reconhecimento facial à entrada do trabalho ao software específico usado, por exemplo, no tratamento de imagem ou na faturação, assim como no assistent chat automático, disponível em alguns websites ou lojas online.

Está no sistema de estacionamento automático de carros recentes, na segurança de edifícios e em 1001 outras utilidades simples ou mais complexas que desconhecemos.

A sua presença, é, por isso, inquestionável e o seu desenvolvimento inevitável.

A Inteligência veio para ficar e isso tem, obviamente, consequências. Mas, quais? A curto e longo prazo, ninguém sabe, mas há previsões.

vantagens e receios da IA

Qual o impacto?

De acordo com as suas aplicações e utilidades, prevê-se que a Inteligência Artificial tenha um impacto positivo no mercado de trabalho.

Estima-se que mais de metade das empresas considerem o investimento em tecnologia fundamental para a estratégia de crescimento do negócio. A aposta tem vindo a registar um aumento significativo em diversas áreas de mercado.

Numa era em que se torna evidente a relevância do papel da IA em aspetos como a produtividade, qualidade ou segurança, nenhuma empresa quer ficar para trás e procura as melhores soluções.

O retorno do investimento ronda em média, de acordo com alguns estudos, os 70% de aumento de receitas.

São (ou podem ser) inúmeros os benefícios da tecnologia para quem faz bom uso dos recursos (ferramentas) tecnológicos, visto que promovem a otimização de processos e, consequentemente, de resultados.

A IA vai substituir postos de trabalho?

Esta é uma questão que se impõe quando o assunto é Inteligência Artificial e todas as suas possibilidades.

Como será a relação entre homem e máquina no futuro? Será a IA capaz de substituir os humanos no mercado de trabalho, originando o desemprego? Esta ideia de um robot ou uma qualquer tecnologia vir “roubar” postos de trabalha é, para alguns, um aspeto preocupante.

É certo que vai gerar novos níveis de produtividade, gerar transformações nas indústrias e, inevitavelmente, substituir alguns trabalhadores, na medida em que torna as tarefas cada vez mais autónomas. Mas a IA também vai conduzir à criação de novos empregos.

À semelhança do que aconteceu há cerca de 2 décadas com a Internet, a Inteligência Artificial vai aperfeiçoar-se e facilitar as tarefas relacionadas com os trabalhos existentes e criar outros.

O grande poder do desenvolvimento da IA está na possibilidade de complementar e aumentar as capacidades humanas. Isto significa que vai ajudar as pessoas em algumas tarefas e libertá-las de outras, sobretudo as mais repetitivas, para que cada profissional possa focar-se nas vertentes mais complexas do seu trabalho, como a estratégia e a criatividade.

Posto isto, importa reter uma ideia: adaptarmo-nos à mudança é a melhor estratégia para enfrentar o futuro.

Resta, apenas, saber se o caminho a seguir será o correto.

impacto da ia nas empresas

mulher a trabalhar com inteligência artificial

Benefícios da IA no trabalho

Para já, podem enumerar-se alguns dos principais benefícios da Inteligência Artificial no mercado de trabalho.

  • Automatização de processos:
    Sinónimo de economia de tempo e maior produtividade. Aplica-se, especialmente, a tarefas repetitivas passíveis de erro quando realizadas por humanos, causado por distração ou cansaço, por exemplo. Com a automatização, os erros são evitados e o trabalho burocrático torna-se mais rápido e eficaz;
  • Segurança dos documentos:
    O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho foi extremamente positivo em questões de segurança, não apenas no que toca ao acesso ao local, mas também a arquivos e documentos importantes. O uso da nuvem, com backups constantes é uma das ferramentas que veio revolucionar os métodos de trabalho, permitindo arquivar, pesquisar e partilhar com rapidez qualquer documento;
  • Realização de tarefas:
    Algumas tarefas podem vir a ser realizadas através de IA. Exemplo disso é o atendimento telefónico ou contacto. Neste campo, a Google apresentou recentemente uma demo do que parece ser o início dessa realidade.;
  • Novos empregos:
    Um dos maiores impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, ao contrário do que se possa pensar à partida, assenta na criação de novas profissões, mais emprego. A tecnologia pode extinguir alguns trabalhos, mas faz surgir outros. A par disso, a transformação digital veio para coexistir com a mão de obra humana e não para a irradicar;
  • Melhor comunicação:
    A IA também influencia a comunicação interna e externa de uma empresa. O recurso a ferramentas tecnológicas que organizam e otimizam os processos, permite um retorno que só pode ser positivo;
  • Facilita o recrutamento:
    Sem dúvida o processo de recrutamento e seleção é um fator dos mais importantes dentro de qualquer empresa. É, no entanto, um dos processos mais burocráticos e custosos. O que antes era um trabalho completamente manual do Recursos Humanos, ficou facilitado pela IA, através do recurso a plataformas específicas, permitindo encontrar, de modo fácil e rápido, o candidato ideal para a vaga. A própria entrevista pode ser feita via Skype, poupando tempo e facilitando, mais uma vez, o processo.

Uma questão de Ética

É um dos temas mais sensíveis quando se fala de Inteligência Artificial.
Apesar das muitas vantagens, a IA apresenta também algumas dúvidas, questões relacionadas com a ética para as quais é fundamental dar resposta.

Conferidos poderes à IA, no caso de algo falhar e causar graves prejuízos, nomeadamente a morte resultante de um acidente de viação provocado por um automóvel autónomo, a quem pertence a responsabilidade?

Esta é apenas uma questão entre muitas, por enquanto, em aberto.

Será a máquina capaz de se sobrepor ao ser humano? Poderá um robot mentir ou envolver-se afetivamente? Quais os limites da Inteligência Artificial?

À medida que os desenvolvimentos e aplicações da IA avançam, mais urgente é encontrar respostas. Apesar das dúvidas, ainda há especialistas que acreditam que os benefícios superam os riscos. O fundamental é definir um propósito e considerar a ética e a moral (os valores da sociedade) ao desenvolver e ao utilizar os sistemas IA.

Em suma, o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho revela-se positivo. Fundamental é que os profissionais se mantenham atualizados e capazes de trabalhar lado a lado com a IA.

Veja também