Miguel Pinto
Miguel Pinto
29 Set, 2025 - 16:00

Hatchback ou fastback? Kia EV4 chega em duplicado

Miguel Pinto

O Kia EV4 é um elétrico europeu com sotaque coreano. Chega em duas versões e promete abalar o mercado. Venha conhecê-lo.

Novo Kia EV4

É curioso como certos automóveis chegam não só com carroçaria e motores, mas com o desejo de mudar algo em definitivo. O Kia EV4 é um desses casos.

Não é apenas mais um elétrico no segmento C. É, segundo a própria marca, um sinal de que a Europa passa a ser palco de produção, de design afinado e de ambição elétrica.

Aliás, convém frisar logo aqui que a versão hatchback do EV4 inaugura a produção de modelos 100% elétricos da Kia no continente, diretamente da fábrica de Žilina, na Eslováquia.

E não é só detalhe de geografia industrial. É também uma piscadela de olho ao mercado europeu, cada vez mais competitivo, cada vez mais exigente.

Kia EV4: força e autonomia generosa

E que máquina temos nós, afinal? O EV4 hatchback vem com duas opções de bateria: a standard de 58,3 kWh (autonomia até 460 km, carregamento 10-80% em 29 minutos) e a long range de 81,4 kWh (até 594 km WLTP, carregamento 10-80% em 31 minutos).

Ambas alimentam um motor dianteiro de 150 kW (204 cv, em números redondos), suficiente para levar o carro dos 0 aos 100 km/h em 7,4 a 7,7 segundos, conforme a versão, com velocidade máxima de 170 km/h. Aerodinâmica? Um coeficiente de apenas 0,27 Cd, que explica parte da eficiência.

E se o hatchback já é interessante, o EV4 fastback dá um passo a mais em estilo e autonomia. Vem só com a bateria maior, chegando a uns generosos 617 km WLTP. Traz ainda uma bagageira mais ampla (490 litros) e linhas mais elegantes, quase escultóricas.

O hatchback, por seu lado, oferece 435 litros de capacidade, o suficiente para lidar com malas de férias, bicicletas desmontadas ou, vá, compras de supermercado menos tímidas.

(Clique na galeria para conhecer melhor o Kia EV4)

Prazer de condução

Não é apenas eficiência. É também prazer de condução. O chassis foi afinado na Alemanha, no centro técnico de Rüsselsheim, pensado especificamente para as estradas europeias.

Isso quer dizer curvas, autoestradas e até aquelas lombas assassinas que encontramos em vilas pequenas., graças à suspensão dianteira MacPherson, traseira multi-link e amortecedores de terceira geração sensíveis à frequência.

No interior, há futuro em cada detalhe. Painéis digitais flutuantes, volantes assimétricos de dois ou três raios, iluminação ambiente personalizável e bancos com arquitetura otimizada.

É mais lounge tecnológico do que simples habitáculo. E claro, não faltam as modernidades: Digital Key 2 (abrir o carro com smartphone ou smartwatch), atualizações de software remotas, integração com a Kia App (incluindo planeamento de rotas com paragens de carregamento) e até streaming de entretenimento a bordo.

Em termos de segurança, o Kia EV4 apresenta uma estrutura reforçada, tejadilho capaz de suportar cinco vezes o peso do carro e dispersão das forças de impacto em redor da bateria.

Além disso, disponibiliza um arsenal completo de ADAS (apoios à condução), que vai desde a prevenção de colisões frontais e monitorização do ângulo morto, até condução assistida em autoestrada.

Kia EV4 azul

Kia EV4: preços para Portugal

E o preço, esse detalhe nada irrelevante. Em Portugal, o hatchback começa nos 38.490 € (campanha de lançamento para particulares), enquanto o fastback se posiciona nos 48.990 €. Para empresas, os valores são ainda mais agressivos (a partir de pouco mais de 30 mil € + IVA).

No fundo, o Kia EV4 não é apenas um elétrico. É um carro que chega com pragmatismo (preços ajustados), com estilo (aquele “tiger face EV” e a iluminação “Star Map” não passam despercebidos), e com substância técnica para rivalizar no mercado.

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