Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
05 Jan, 2019 - 00:00

11 bons motivos para viajar sozinho

Márcio Matos

Viajar em casal, com a família, ou com os amigos pode ser incrivelmente recompensador, mas temos 11 bons motivos para viajar sozinho. Fique atento!

11 bons motivos para viajar sozinho

É certo que viajar em grupo pode trazer experiências que unem as pessoas para a vida toda. Ainda assim, estes 11 motivos para viajar sozinho mostram quão benéfica esta vivência pode ser, a vários níveis. Pode mesmo ser a mudança que procura na sua vida, aquele chamamento de espírito, de aventura, que nem sempre percebemos de onde vem, mas que chega e não quer partir.

Não é invulgar ouvir as pessoas vangloriarem-se do quão positiva foi a experiência de partirem sozinhos à descoberta. Ficamos, inclusivamente, suspensos nas palavras de quem relata dias gloriosos em que encontraram, conheceram, viram e registaram coisas que nunca teriam experimentado de outra forma.

11 motivos para viajar sozinho e sentir-se bem

Considere descobrir por si mesmo o mundo que está lá fora. Mas para quem ainda tem dúvidas, damos-lhe 11 motivos para viajar sozinho que não vão desiludir.

viajar sozinha

Fonte: Max Pixel

1. Mais foco no destino

Ao viajar sozinho, sem pessoas em redor que possam distrair e influenciar no que fazer e no que ver, poderá, verdadeiramente, concentrar-se no local onde está e envolver-se mais diretamente e com maior proximidade, com a zona onde está.

2. Conhecerá pessoas novas

A não ser que seja um destino que alguém do seu grupo de viagem conhece muito bem, não encontrará ninguém melhor do que os locais para lhe indicarem quais são os melhores restaurantes e sítios imperdíveis a visitar. E fazer perguntas permite-lhe, assim, conhecer novas pessoas com extrema facilidade. Além disso, um viajante solitário também parece mais acessível.

3. Não precisa de ceder

Viajar em grupo implica fazer cedências e deixar de fazer determinadas atividades ou visitar alguns sítios, se a maioria não o quiser fazer. Tal não acontece se optar por viajar sozinha. Poderá ir onde quiser, quando quiser, como quiser.

4. Pode mudar de ideias à vontade

Viajar sozinho permite-lhe mudar de ideias quando quiser, sem esperar que seja uma decisão de grupo e sem se preocupar com eventuais problemas.

5. Total controlo financeiro

Ir a um restaurante mais caro ou mais barato? Poder visitar todos os museus? Ser possível ir a todos os entretenimentos e fazer todas as atividades? São perguntas às quais apenas uma pessoa precisa de responder: a que viaja, pois claro. Só ela decide!

6. Sair da zona de conforto

Pode parecer uma ideia assustadora. Mas é importante para um maior auto-conhecimento e para evoluir enquanto pessoa. Tal fica mais difícil quando viajamos em grupo, porque ficamos mais confortáveis e presos ao que e a quem já conhecemos.

viajar

7. Fazer as coisas ao seu próprio ritmo

Talvez a coisa mais impressionante sobre viajar sozinho é que a sua agenda é inteiramente da sua responsabilidade. E quantas vezes no dia a dia pode fazer isso? É quase um privilégio poder fazê-lo e é um daqueles prazeres que, só quando o perdemos, percebemos o quão importante é. Se for “control freak”, vai adorar viajar sozinho.

8. Gerar confiança

Se é uma daquelas pessoas que tem medo de fazer o que quer que seja sozinho, mas tem sempre aquele bichinho de curiosidade sobre como será, então, não espere mais. Depender totalmente de si, dos seus instintos e capacidades darão um boost gigante na sua capacidade de acreditar em si próprio.

9. Novas hipóteses de destino

Há uma cidade ou país que sempre quis visitar, e que nunca saem do seu pensamento, mas não encontra ninguém para ir consigo? Então, vá sozinho! Se está à espera de outra pessoa ou pessoas para concretizar algum sonho, as probabilidades de o alcançar são bem menores.

10. Algumas sensações só se vivem sozinho

Alguns viajantes solitários frequentemente relatam situações que oferecem emoções fortes e memoráveis e que nunca tal aconteceria se tivessem viajado em grupo. Imagine acordar num hotel vazio, sem ninguém à sua espera, com todo um mundo de possibilidades à frente. Quão incrível é?

viajar sozinho

11. Irá descobrir mais sobre si próprio

Quando alguém se aventura pelo mundo sozinho, precisa de enfrentar verdadeiramente quem é, o que quer, o que está disposto a fazer e quando. E isso irá fazer com que qualquer pessoa se compreenda bem melhor.

Com as devidas precauções e cuidados, que dependem sempre do destino escolhido, passe estes motivos para viajar sozinho para situações reais e embarque numa experiência sem comparação.

Veja também: