Miguel Pinto
Miguel Pinto
05 Dez, 2025 - 11:00

Não, não haverá uma nota de 7 euros com a cara de Ronaldo

Miguel Pinto

O Banco de Portugal veio desmentir estar em estudo o lançamento de uma nota de 7 euros em homenagem a Cristiano Ronaldo.

nota de 7 euros que é falsa

Nas últimas horas, circulou nas redes sociais e noutras plataformas a notícia de que existiria uma nota de 7 euros com a imagem de Cristiano Ronaldo e que a alegada emissão teria sido feita pelo Banco de Portugal.

A instituição veio agora a público desmentir tudo, a nota não existe, nunca foi emitida e não está prevista qualquer emissão desse tipo.

No comunicado oficial, o Banco de Portugal afirma que tomou conhecimento dessas publicações falsas, que combinam imagem e texto para dar a impressão de algo real. A nota de 7 euros não faz parte do conjunto de denominações autorizadas nem previstas pelo banco central.

Além disso, o Banco reforça que a emissão de notas de euro deve respeitar as regras do Eurosistema, logo, não pode haver denominações especiais nem valores fora dos permitidos. A criação de uma nota com o rosto de uma personalidade não está prevista no quadro regulamentar.

Nota de 7 euros: boato espalhou-se rapidamente

O caso envolve a circulação de imagens manipuladas e falsificadas, muitas vezes geradas digitalmente, para reforçar a ilusão de autenticidade.

Em declarações anteriores (num contexto semelhante sobre moedas comemorativas) tanto o banco central como a entidade responsável pela cunhagem afirmaram que não há qualquer projeto nesse sentido.

Para além disso, o Banco alerta para o aumento de conteúdos enganosos nas redes sociais e lembra que a verificação da origem da informação é responsabilidade de cada utilizador.

A partilha indiscriminada de imagens ou notícias falsas pode criar confusão entre quem não se informa diretamente nas fontes oficiais.

Para já, o sistema monetário oficial continua com as denominações habituais de notas de euro, respeitando as regras definidas pelo Eurosistema. Qualquer informação em contrário deve ser vista com suspeita, até ser confirmada por fontes oficiais.

Veja também