Hugo Moreira
Hugo Moreira
27 Jan, 2011 - 00:00

Comprar casa – Será a melhor altura?

Hugo Moreira

O valor das casas continua em mínimos de quase dois anos, com os bancos a avaliarem cada vez mais por baixo as casas no que toca à concessão de crédito. Para ajudar, os bancos também reconhecem que se os spreads já estão altos, os consumidores que se preparem porque vão subir ainda mais, portanto, se as famílias já têm dificuldades para pagar as suas prestações, a tendência não é animadora.

Comprar casa - Será a melhor altura?

Tendo em conta os dados do inquérito do Banco de Portugal ao sector financeiro, os bancos restringem cada vez mais o crédito devido à grande dificuldade que as próprias instituições financeiras enfrentam para se financiarem.

Além disso, soma-se a deterioração nas expectativas económicas, que contribuem para o aumento dos spreads quer para crédito habitação, quer para crédito ao consumo.

Outro factor que pode contribuir para adiar a decisão de muitos portugueses, em comprar casa é o facto dos bancos avaliarem cada vez mais por baixo o valor das casas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) verificou-se uma descida muito acentuada nos últimos 4 meses.

O pessimismo que paira sobre a economia fez com que os portugueses pedissem menos crédito aos bancos no último trimestre.

Alguns bancos são agora mais exigentes nas garantias solicitadas e prevê-se que os critérios para aprovação de crédito habitação sejam ainda mais rigorosos.

Falando do crédito ao consumo, este também já não está assim tão facilitado, já que a juntar às poucas expectativas quanto à actividade económica, também existe o receio que os consumidores não consigam assegurar o pagamento das prestações.

Antes de tomar qualquer decisão é preciso ter em mente as restrições actualmente existentes e a capacidade de os consumidores assegurarem o serviço da dívida assim como os riscos associados às garantias exigidas.

Artigos Relacionados