Nuno Margarido
Nuno Margarido
30 Mai, 2017 - 08:06

Vem aí a Green Week em Guimarães e há dezenas de atividades

Nuno Margarido

Concertos, cinema, workshops, tertúlias, ações para crianças, um TEDx… na Green Week de Guimarães há atividades para todos.

Vem aí a Green Week em Guimarães e há dezenas de atividades

Guimarães quer fechar com chave “verde” o processo de candidatura a Capital Verde Europeia 2020. Para isso, a “cidade-berço” vai organizar a Green Week, uma iniciativa que irá contar com dezenas de atividades para sensibilizar os participantes para a importância de diversas questões ambientais.

Green Week – uma semana por um mundo mais verde

placeholder-1x1

Entre 1 e 8 de junho, Guimarães vai promover um conjunto de ações com o objetivo de potenciar uma maior consciencialização da população para as questões ambientais, em linha com os objetivos do desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas.

Mas que ações são essas? São várias… e para todos os públicos. Há concertos, tertúlias, debates, ações demonstrativas, exposições, atividades pedagógicas, desporto e outras iniciativas de âmbito cultural e artístico. Há ainda um TEDx e, ainda, uma bienal de Arte da Terra. Atividades que terão lugar durante a Green Week, numa tentativa da cidade em integrar as mais diversas instituições e organizações – como associações, empresas, escolas e IPSSs –, como tem sido exemplo nos mais diversos momentos e oportunidades de sensibilização ambiental.

placeholder-1x1

Atividades da Green Week

Festa do Ambiente – Dia Mundial da Criança | 1 e 2 de junho

A 1 de junho, Guimarães celebra, com cerca de três mil crianças, dos quatro aos nove anos, das escolas EB1 e jardins de infância, a Festa do Ambiente – Dia da Criança.

placeholder-1x1

Eco-Fest | De 2 a 4 de junho

O Guimarães Eco-Fest é um festival ecológico cuja programação integra atividades pedagógicas, cinema infantil, hortas inclusivas, show cooking, tertúlias, área de exposição e restauração, teatro, entre outras iniciativas. O destaque do Eco-Fest vai para a programação musical, com dois nomes já confirmados: no dia 2 de junho sobe ao palco a cantora vimaranense Sofia Escobar, acompanhada da Orquestra Juvenil de Pevidém. No dia seguinte, é a vez dos Best Youth. O cartaz integra cerca de 10 concertos.

TEDx | 3 de junho

A 3 de junho, o Instituto de Design é palco do primeiro TEDx Guimarães. O evento terá como mote “Repensar, Reinventar, Reconquistar” e pretende abordar temas como a sustentabilidade, as tecnologias e as comunidades verdes e, também, a educação do ambiente.

LandArt – Arte da Terra | 4 e 5 de junho

A Green Week 2017 marca o ano zero de um evento que se pretende bienal e que reflete a Arte da Terra. O LandArt apresenta um conjunto de eventos, como um ritual sonoro que representa uma alegoria à Terra, ao mesmo tempo que sublinha a necessidade de comunhão da comunidade na construção de uma paisagem sonora. O LandArt integra, ainda, uma conferência internacional, que será o ponto de encontro para a discussão de temas vizinhos ao programa conceptual da bienal, bem como as questões ambientais subjacentes à candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. O seminário, intitulado por “Sementeira”, terá um carácter informal, no qual a “mesa” será a plataforma de fluxos, comunhões, debates e trocas entre saberes e sabores da terra.

INFO E CONTACTOS

Onde? Guimarães

Quando? De 1 a 8 de junho

Veja também: