Publicidade:

IndieJúnior Porto: um festival de cinema para toda a família

O IndieJúnior Porto é o Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. Fique a conhecer o programa da 3ª edição, que acontece de 29 de janeiro a 03 de fevereiro.

IndieJúnior Porto: um festival de cinema para toda a família
Fonte: IndieJúnior/divulgação

O Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto (FICIJP), mais conhecido por IndieJúnior Porto, regressa à Invicta para uma 3ª edição onde promete maravilhar, uma vez mais, crianças e jovens de todo o país. Saiba onde e quando vão decorrer as principais atividades.

IndieJúnior Porto: programa, datas e locais principais


Datas e locais

A 3ª edição do IndieJúnior Allianz irá decorrer ao longo de seis dias, mais precisamente entre 29 de janeiro e 03 de fevereiro. Os parceiros da iniciativa que irão acolher algumas das sessões do evento são: a Casa das Artes, a Reitoria da Universidade do Porto, o Teatro Municipal Rivoli e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Este ano, o IndieJúnior tem um público-alvo mais abrangente do que é habitual, convidando toda a família a envolver-se nesta experiência. Com um programa que vai encantar miúdos e graúdos, os filmes infantis e juvenis – dos mais atuais aos clássicos que deixaram marca em sucessivas gerações – merecem um destaque especial. Oficinas, debates e exposições estão abertos à participação de pais e filhos, avós e netos.

Programa

programa indiejuniorFonte: IndieJúnior/divulgação

Filmes

Mas porque idades distintas significam interesses diferentes e níveis de maturidade díspares, haverá uma distinção etária, com películas específicas para determinadas faixas de idades, tais como: +3; +6; +9; +12; +13; e +16.

Secção “O Meu Primeiro Filme”

Três figuras portuenses foram convidadas a escolher clássicos do cinema que os marcaram. Luísa Sequeira (realizadora), Álvaro Domingues (geógrafo e escritor) e Filipa Fróis (arquiteta) apresentarão na secção, “O Meu Primeiro Filme”, Os Salteadores da Arca Perdida, A História Interminável e Tempos Modernos, respetivamente.

Competição de curtas- e longas-metragens

Há ainda espaço para uma competição internacional de curtas e longas-metragens, cuja avaliação é feita por um Júri Escolas (composto por três jovens de escolas do Porto) e pelo Júri Oficial da Competição Internacional (constituído por três personalidades da cidade portuense).

Bloggers e youtubers

Destaque ainda para a proposta bem atual do espaço No Meu Quarto, no qual estará presente uma compilação de diários de youtube de jovens de todo o mundo. Os bloggers, a internet e os youtubers são temas incontornáveis na atualidade e, para o bem e para o mal, fazem parte da vida das crianças e jovens dos dias de hoje.

Confira o programa completo >> 

Integrando géneros como o cinema de animação, o documentário ou a ficção, no IndieJúnior 2019 estarão à disposição cerca de 50 filmes de produção recente. Por isso, há muito para ver, fazer e conhecer neste festival, portanto marque na agenda e vá até ao IndieJúnior Porto com toda a família, pois não se irá arrepender!

Veja também: