Publicidade:

Esteja atento: operação Estrada Segura da GNR arranca esta quinta-feira

Operação visa combater a sinistralidade grave e incutir comportamentos mais seguros nos condutores. Se vai ao volante redobre os cuidados.

Esteja atento: operação Estrada Segura da GNR arranca esta quinta-feira
Começa na quinta-feira e termina na segunda-feira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia esta quinta-feira, dia 31, a Operação “Estrada Segura” que pretende combater a sinistralidade rodoviária grave na sequência do número de acidentes e vítimas registados em 2018.

Através de comunicado, a GNR adiantou ainda que a operação pretende também incutir comportamentos mais seguros nos condutores.

“Os atropelamentos assumiram uma particular preocupação, devido ao maior tráfego automóvel e pedonal coincidir com o período do anoitecer ou início da noite (das 17 às 20 horas), contribuindo para este tipo de sinistralidade a visibilidade reduzida, a condução distraída, sob stress ou fadiga, ou ainda o menor cuidado no atravessamento da via por parte dos peões”, lê-se na nota.

A GNR, através da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, vai concentrar as ações de fiscalização no trânsito dentro das localidades ou em estradas nacionais.

Os militares vão, assim, estar atentos às manobras de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido de marcha e cedência de passagem, o estacionamento a menos de 5 metros ou em passagem assinalada para a travessia de peões e o desrespeito pela sinalização luminosa.

Veja também: