Publicidade:

Prazo para entrega da declaração periódica do IVA termina quarta

Até ao próximo dia 15 de Maio deverá ser entregue na Direcção de Serviços de Cobrança do IVA, a declaração periódica, relativa ao trimestre anterior.

Prazo para entrega da declaração periódica do IVA termina quarta
Evite as coimas

Tem até à próxima quarta-feira, dia 15 de maio, para entregar e pagar o IVA relativo aos meses de janeiro, fevereiro e março. Se no ano civil anterior o seu volume de negócios foi inferior a 650 mil euros, a entrega da declaração periódica de IVA pode ser feita trimestralmente.

Recorde-se que a declaração do IVA do trimestre deve ser submetida até ao dia 15 do segundo mês seguinte ao trimestre a que respeitam as operações.

Como o ano civil é dividido em 4 trimestres, os prazos são os seguintes:

1. Janeiro, fevereiro e março – entre e pagamento até 15 de maio;
2. Abril, maio e junho – até 15 de agosto;
3. Julho, agosto e setembro – até 15 de novembro;
4. Outubro, novembro e dezembro – até 15 de fevereiro (do ano seguinte).

O pagamento pode ser feito numa tesouraria de Finanças, através de Multibanco ou serviço de homebanking. Até à mesma data deverá ser apresentada a declaração recapitulativa, em conjunto com a declaração periódica, referente às transmissões intracomunitárias de bens isentos.

Esteja atento ao prazo, pois a entrega da declaração periódica do IVA é obrigatória para os sujeitos passivos deste imposto, sob pena de multa.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].