Ekonomista
Ekonomista
18 Jul, 2025 - 19:00

Novo design da app Google Phone

Ekonomista

Google reformula a app Telefone com navegação renovada, novo separador “Teclado” e design Material 3 Expressive — mais fluidez, menos complicações.

A Google está a lançar, na versão beta da app Telefone, um novo design com Material 3 Expressive. Trata‑se de um salto na experiência visual, com cartões arredondados no histórico de chamadas, separadores mais limpos e efeitos fluidos. Esta atualização integra-se no Android 16 QPR1 Beta, que está a chegar a equipamentos Pixel elegíveis.

Navegação simplificada

O menu inferior foi reduzido a três separadores, para reduzir a confusão e tornar mais fácil encontrar ações essenciais na app:

  1. Home (anterior “Recentes”) – apresenta um banner com os contactos favoritos e, em seguida, o registo cronológico de chamadas, com cada entrada independente.
  2. Keypad – agora um separador permanente, substitui o botão flutuante, facilitando o acesso ao teclado numérico. O separador “Contactos” desaparece e o acesso aos contactos surge sob um chip “Ver contactos” no separador Keypad.
  3. Voicemail – permanece como único separador fixo adicional.

Registo de chamadas redesenhado

O histórico foi “achatado”: as chamadas não estão agrupadas por contacto, mas aparecem como entradas separadas, em cartões arredondados. Esta solução pretende tornar mais clara a sequência de chamadas, sem esconder informações de chamadas repetidas

Gestos mais naturais para atender chamadas

A nova interface de chamadas utiliza um gesto horizontal: deslizar para atender ou rejeitar. A Google destaca que este método ajuda a evitar acções acidentais enquanto o telefone está no bolso.

Agora, os botões durante a chamada estão mais visíveis, têm um formato “pílula” que se expande quando selecionado e o botão de finalizar chamada ocupa mais espaço, dando maior destaque.

Gaveta lateral e menus modernizados

O antigo menu de três pontos foi substituído por uma gaveta lateral arredondada. A partir dela, é possível aceder a definições, contactos, limpar histórico ou enviar feedback.

Também há um novo menu dedicado aos gestos de chamada com opções como “Horizontal swipe” ou “Single tap”.

Micro‑detalhes visuais

  • No separador Home, os ícones de favoritos aparecem em formato bolha, mais apelativo e moderno.
  • A secção de definições foi convertida para cartões arredondados, com cores adaptadas ao tema, seguindo os padrões Android 16.
  • Animações suaves, transições fluídas e um leve desfoque criam uma experiência mais agradável e “resposta emocional” aos gestos, características do Material 3 Expressive.

O que é o Material 3 Expressive?

O Material 3 Expressive foi apresentado em maio 2025 como parte de um grande actualização visual do Android e Wear OS. Esta linguagem destaca‑se pelos efeitos dinâmicos, cores vibrantes, tipografia agradável e animações mais naturais e apelativas.

Os efeitos mais avançados só começam a surgir com o Android 16 QPR1 Beta — previsto já para setembro de 2025 — apesar de algumas mudanças já estarem visíveis nos testes actuais

A Google pretende expandir estas alterações às restantes apps do ecossistema, como Contacts, Messages ou Photos. A adopção será faseada, extensa e centrada na estabilidade, tornando-se geral apenas ao longo dos próximos meses, por altura do Android 16 QPR1 Beta 2 e eventual lançamento estável.

Veja também