Há automóveis que desafiam o presente. E depois há o novo Hyundai IONIQ 5, um manifesto elétrico que parece ter sido desenhado para nos mostrar que o futuro da mobilidade já chegou.
Com linhas mais ousadas, autonomia reforçada e um interior que mais se assemelha a um lounge sobre rodas, a Hyundai eleva a fasquia na sua gama 100% elétrica. Este não é apenas um facelift. É uma evolução com ambição.
O IONIQ 5 sempre foi uma peça de design arrojado, mas nesta nova iteração há uma maturidade que sobressai.
O novo acabamento frontal em forma de “V” e os para-choques redesenhados não apenas refinam a estética, como acentuam a postura musculada e atlética deste SUV elétrico.
O spoiler traseiro, agora com mais 50 mm, não serve apenas para agradar ao olhar, antes melhora a aerodinâmica, tal como as novas jantes de 19 e 20 polegadas.
As proporções mantêm-se generosas e elegantes, com um comprimento total ligeiramente aumentado para 4.655 mm.
A assinatura luminosa frontal e traseira continua a ser uma verdadeira obra de engenharia pixelizada, agora com iluminação inteligente adaptativa, elevando a experiência de condução noturna.
Hyunday IONIQ 5: conforto e funcionalidade
Abrir a porta do novo IONIQ 5 é como entrar numa sala de estar sobre rodas. A consola central “Universal Island” foi redesenhada com novos botões físicos para acesso imediato a funções como os bancos aquecidos/ventilados ou o assistente de estacionamento.
O carregador wireless mudou-se para uma posição mais lógica, ao alcance do condutor.
O volante, com novo design e luzes interativas, emana um toque quase lúdico. Já os comandos reorganizados do infotainment e do ar condicionado tornam tudo mais intuitivo.
Pequenos detalhes, como as novas portas USB-C ou a porta de 12V de alta potência, sublinham a atenção ao detalhe.

Autonomia e performance: mais é mesmo mais
Se há algo que o novo IONIQ 5 sabe fazer melhor, é ir mais longe. As novas baterias de 63 kWh e 84 kWh substituem a anterior de 77,4 kWh e prometem maior eficiência e economia.
Na versão long-range, o IONIQ 5 atinge até 570 km de autonomia em ciclo combinado WLTP e incríveis 784 km em ciclo urbano, valores que colocam este modelo entre os melhores da sua classe.
Mas o que realmente impressiona é a rapidez com que recupera energia. Graças à arquitetura elétrica de 800V, é possível carregar 350 km em apenas 18 minutos. Esta é mobilidade elétrica sem stress, como deve ser.
Digital, conectado e atento
A experiência digital também foi elevada. O novo sistema ccNC (Connected Car Navigation Cockpit) traz gráficos mais modernos e suporte para atualizações OTA (Over-the-Air).
O IONIQ 5 agora vem equipado com funcionalidades como assistência ao estacionamento remoto (RSPA 2), deteção de mãos no volante, assistência de faixa de nova geração (LKA 2) e até prevenção de colisões em manobras de estacionamento, em todos os ângulos.
A Hyundai também não se esqueceu do conforto e da segurança estrutural. Novos amortecedores, reforços estruturais e isolamento acústico adicional tornam cada viagem mais suave, silenciosa e segura.
A proteção dos ocupantes foi reforçada com oito airbags, incluindo laterais para os passageiros traseiros.
O ecossistema Blue e-Mobility garante acesso a uma rede de mais de 3400 postos de carregamento em Portugal, tudo facilitado por uma aplicação própria. Este é um compromisso da marca com a democratização da mobilidade elétrica.

Hyundai IONIQ 5: gama e preços
Com quatro versões (Premium, Premium Plus, Vanguard e Vanguard Plus) e preços a partir de 41.386 euros (mais IVA), o novo IONIQ 5 posiciona-se como uma escolha racional, mas também emocional.
Mas o preço que mais se destaca é o para empresas e ENI: a partir de 29 900 euros + IVA. É uma campanha promocional, em vigor até 30 de setembro e limitada ao stock disponível.