Miguel Pinto
Miguel Pinto
09 Set, 2025 - 17:00

Novo Porsche 911 Turbo S: a máquina que não se rende

Miguel Pinto

Quando o caminho é a eletrificação, há automóveis que ainda resistem. É o caso deste novo Porsche 911 Turbo S. Uma máquina.

Poucos automóveis conseguem carregar consigo a herança de uma lenda e, ao mesmo tempo, reinventar-se de forma a continuar a liderar o pódio dos sonhos sobre rodas. O novo Porsche 911 Turbo S é um desses casos raros.

Mais do que um carro, é uma ode da engenharia alemã ao serviço da emoção, vestida com a elegância desportiva que há décadas define a família 911.

À primeira vista, o novo Turbo S impõe respeito. As linhas são familiares, porque a tradição não se quebra, mas a silhueta está mais musculada e refinada. A dianteira exibe entradas de ar mais generosas e faróis LED que lhe conferem um olhar afiado, quase predatório.

As jantes de 20 polegadas, redesenhadas em sete raios e com sistema de aperto central, sublinham a modernidade sem perder o espírito clássico.

Tudo parece desenhado para uma função muito clara: transformar cada detalhe em performance, cada curva da carroçaria em eficiência aerodinâmica.

Porsche 911 Turbo S: motor a rugir

A verdadeira alma do Turbo S está escondida atrás, onde pulsa um motor boxer de seis cilindros biturbo, fiel à tradição da marca.

Ainda que a Porsche não abdique de um certo mistério em torno das cifras absolutas, a história fala por si e esta versão é, e continuará a ser, a mais extrema da gama Turbo.

A aceleração é fulminante, a resposta imediata, e a sensação de poder incontrolável mas sempre sob rédeas firmes é aquilo que transforma a experiência de conduzir num exercício de pura adrenalina.

O pacote Sport Chrono, de série, é a cereja no topo do bolo. O volante GT de 360 mm convida ao toque firme, e o botão Sport Response no centro liberta, durante 20 segundos, todo o potencial da máquina numa explosão de energia, perfeita para aquele momento em que uma ultrapassagem se transforma num espetáculo sensorial.

Interior envolvente

Por dentro, o habitáculo é um equilíbrio perfeito entre luxo e desportivismo. O condutor é envolvido num cockpit que transmite não só conforto como também precisão.

Os materiais são nobres, a ergonomia é irrepreensível e a sensação é a de estar dentro de uma extensão do próprio corpo.

Cada comando está exatamente onde deveria estar, cada botão responde com a firmeza de quem sabe que, neste carro, nada é supérfluo. Tudo tem um propósito. E esse propósito é a condução pura.

Naturalmente, a Porsche não se limitou a aumentar a potência. O controlo dinâmico do chassis (PDCC), o sistema de travagem em cerâmica (PCCB) e o Porsche Stability Management em modo Sport garantem que a experiência não se torna um desafio impossível, mas antes uma dança perfeita entre carro e estrada.

É essa capacidade de conciliar números absurdos com uma docilidade surpreendente que distingue o Porsche 911 Turbo S de muitos outros superdesportivos.

É tão capaz de se sentir em casa num circuito como de enfrentar a rotina urbana, graças a soluções práticas como o sistema de elevação da dianteira, que ergue o spoiler em 40 mm para evitar obstáculos do quotidiano.

Porsche 911 turbo S cinzento

Porsche 911 Turbo S: design e preço… exclusivos

O design, mesmo quando funcional, continua a ser arrebatador. Os airblades dianteiros não são apenas um detalhe de estilo. Ajudam a domar o ar e a manter a estabilidade a velocidades proibitivas.

A traseira larga, com o inconfundível aileron integrado, reafirma a postura musculada de um atleta pronto para disparar da linha de partida. Nada aqui é excessivo, nada é gratuito. A Porsche sabe como poucos equilibrar estética e funcionalidade.

O Porsche 911 Turbo S não é apenas um automóvel. É um legado em movimento, um objeto de desejo que continua a definir gerações e a estabelecer padrões no universo dos superdesportivos.

E tudo isto, em Portugal, tem um preço que começa nos 339 324 euros.

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