Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Mai, 2025 - 14:22

Novo Renault 4 Savane: tração integral num clássico reinventado

Miguel Pinto

É o regresso de um modelo icónico. O Renault 4 Savane chega com tração às quatro rodas para animar espíritos mais aventureiros.

Renault 4 Savane

A Renault vai revelar mundialmente o concept Renault 4 Savane 4×4, numa ação que terá lugar durante a edição deste ano do torneio de ténis Roland-Garros 2025.

Este modelo marca o regresso de um ícone com uma abordagem moderna e elétrica.

Inspirado no histórico Renault 4 Savane (que remonta aos anos 1960), este concept car foi concebido para os “gentlemen explorers” contemporâneos.

Construído sobre a plataforma elétrica AmpR Small, o veículo destaca-se por uma estética robusta e refinada, aliando tradição e inovação.

Renault 4 Savane: desempenho todo-o-terreno

Para enfrentar terrenos desafiantes, o Renault 4 Savane 4×4 Concept incorpora um segundo motor elétrico no eixo traseiro, proporcionando tração integral permanente.

A altura ao solo foi aumentada em 15 mm, e as vias dianteira e traseira alargadas em 10 mm de cada lado. Os pneus Goodyear UltraGrip Performance+ de 18 polegadas asseguram aderência em diversas condições.

A carroçaria apresenta-se na cor Verde Jade, complementada por detalhes em preto brilhante nos para-choques e cavas das rodas.

Vista lateral do Renault 4 Savane

O tejadilho exibe um tecido com padrão pixelizado, conferindo um efeito camuflado subtil. Elementos como os para-choques foram substituídos por peças impressas em 3D com propriedades de absorção de impactos.

O habitáculo, sofisticado, mas com toques retro, destaca-se pelo tecido castanho profundo (TEP) nos bancos e no painel de instrumentos. Detalhes como o padrão pied-de-poule e o logótipo “4Savane” retroiluminado na consola central evocam o legado do modelo original, enquanto incorporam uma estética contemporânea.

Renault 5 Turbo 3E em destaque

Também em Roland Garros estará exposto pela primeira vez ao público o fantástico Renault 5 Turbo 3E.

Este “mini-supercarro” elétrico será decorado em preto, amarelo e branco, à semelhança do Renault 5 Turbo que venceu a Volta à Córsega em 1982. Com a sua arquitetura de 800V e os 555 cv desenvolvidos pelos seus motores nas rodas, reflete o ADN inovador e as credenciais desportivas a Renault.

Aliás, o entusiasmo em torno da revelação do Renault 5 Turbo 3E transformou-se em verdadeira emoção quando as encomendas foram abertas a 22 de abril. Mais de 700 clientes e 200 concessionários já reservaram um dos 1.980 exemplares disponíveis, agora com um preço de venda recomendado de 160.000 euros.

Renault 5 Roland-Garros

Já um clássico, apesar de muito jovem, o Renault 5 E-Tech elétrico também vai estar no centro das atenções, com a série especial Roland-Garros. Elegante e desportiva, presta homenagem ao mundo do ténis e ao torneio de Roland-Garros.

Disponível em quatro elegantes tonalidades, apresenta a Cruz de Santo André no interior e no exterior, inspirada na arquitetura do estádio. A bordo, o foco continua a ser Roland-Garros, com estofos especiais em cinzento claro, em tecido reciclado.

Renault 5 Roland Garros

Os encostos dos bancos dianteiros apresentam o logótipo do Roland-Garros gravado a quente, enquanto a consola central inclui um tapete de carregamento por indução em cor de barro.

O Renault 5 E-Tech elétrico Roland-Garros é uma versão disponível com a autonomia conforto, com uma bateria de 52 kWh para uma autonomia combinada de até 410 km WLTP

Mobilidade sustentável

Durante o torneio de Roland-Garros, a Renault reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, disponibilizando uma frota de 187 automóveis, 87% dos quais eletrificados, incluindo modelos como o Scenic E-Tech Electric e o Rafale Full Hybrid E-Tech.

Adicionalmente, duas navettes autónomas 100% elétricas operam entre a Porte d’Auteuil e o village Roland-Garros, facilitando o transporte dos espectadores. Match point!

Veja também