Miguel Pinto
Miguel Pinto
30 Mai, 2025 - 12:35

Novo Austral: leveza de elétrico e autonomia de combustão

Miguel Pinto

O renovado Renault Austral vem elevar a fasquia no mundo dos SUV. Mais do que um lavar de cara, é um novo modelo que está no mercado.

Novo Renault Austral

O segmento dos SUV médios nunca foi tão competitivo. E é precisamente neste contexto que a Renault lança o renovado Austral, um modelo que promete conquistar não só pelo seu design elegante e tecnológico, mas também por uma condução confortável e surpreendentemente eficiente.

Este modelo é produzido em Palência, Espanha, mas tem o mundo inteiro em mira. Com a plataforma CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi como base, este SUV híbrido de nova geração vem elevar a fasquia da mobilidade eletrificada no universo Renault. E fá-lo com argumentos de peso.

O design exterior foi objeto de importantes alterações. O novo capot, o para-choques e a grelha ganham mais carácter, à semelhança do Rafale e do Novo Espace.

Refletindo as novas linhas de design da marca, o para-choques apresenta pequenos diamantes 3D, em relevo, espalhados à volta do logótipo central. A precisão destes pormenores é acompanhada pelo design de alta tecnologia dos novos faróis dianteiros e traseiros.

Renault Austral: híbrido de verdade

Ao contrário de muitos modelos “mild hybrid” que se limitam a um apoio elétrico pontual, o Renault Austral aposta, por exemplo, numa motorização E-Tech full hybrid de 200 cavalos, resultado da combinação entre um bloco a gasolina de 1.2 litros turbo e dois motores elétricos.

Um deles, o principal, é responsável pela tração elétrica, enquanto o segundo atua como gerador de arranque e facilitador das transições de marcha.

A cereja no topo do bolo é a capacidade de arrancar sempre em modo 100% elétrico, algo que, na prática urbana, reduz drasticamente o consumo e o ruído.

Mas mais do que os números, é a suavidade de funcionamento e a inteligência da gestão energética que impressionam.

O Austral conduz-se com a leveza de um elétrico e a autonomia de um carro a combustão. Sem precisar de carregamentos externos, é uma solução prática para o dia a dia e eficaz em estrada.

interior do novo Austral

Interior com ADN premium

O salto qualitativo face ao antecessor é evidente. O habitáculo respira modernidade, com destaque para o sistema openR link: dois ecrãs dispostos em forma de L que reúnem o painel de instrumentos e o infotainment num só espaço digital.

Graças à parceria com a Google, a integração com o universo Android é excelente, com Google Maps, Assistant, Play Store… Tudo à distância de um toque (ou voz).

A ergonomia está muito bem conseguida e a qualidade dos materiais aproxima o Austral de propostas premium. Os bancos são confortáveis, com bom apoio lateral, e atrás há espaço de sobra para adultos.

O modelo tira o máximo partido do seu banco traseiro rebatível e reclinável, concebido para deslizar 16 cm e permitir modular a capacidade de carga em função das necessidades.

Daí que o espaço disponível de bagageira varie entre os 527 e os 1736 litros com a motorização full hybrid E-Tech 200 cv.

Austral: tecnologia ao serviço da condução

Um dos trunfos mais notórios do Austral é o sistema 4Control Advanced, que equipa as versões mais equipadas. Graças às quatro rodas direcionais, este SUV com 4,51 metros de comprimento manobra-se com a agilidade de um citadino.

O raio de viragem é curto, ideal para estacionamentos ou ruas apertadas, e em autoestrada a estabilidade é exemplar.

Em complemento, o Austral oferece um impressionante leque de ajudas à condução. São 32 no total, com destaque para o cruise control adaptativo com função Stop & Go, assistente de faixa ativo, travagem autónoma de emergência, visão 360º e head-up display. Tudo pensado para tornar a condução mais segura e menos cansativa.

Traseira do novo Renault Austral

Versões, preços e posicionamento

A gama está disponível em dois níveis de equipamento: techno e esprit Alpine. Esta última versão inspira-se no universo desportivo da Alpine e apresenta detalhes exclusivos que reforçam a sua personalidade, desde as jantes específicas ao acabamento interior.

Os preços começam nos 36.890 € para a versão techno mild hybrid de 160 cv, enquanto que a versão techno full hybrid arranca nos 39.790€.

Já o modelo esprit Alpine mild hybrid de 160 cv começa nos 39.790€, enquanto que a versão esprit Alpine full hybrid de 200 cv é a partir dos 42.689€.

Face ao equipamento de série e à qualidade global do produto, a proposta é equilibrada e competitiva num segmento onde abundam alternativas de peso. Com o Austral, a Renault dá um passo decidido rumo a uma mobilidade mais sustentável, sem comprometer o prazer de condução.

Veja também