O Polestar 3 Long range Single motor percorreu 935,44 quilómetros com uma só carga, estabelecendo um novo recorde mundial para a maior distância realizada por um SUV elétrico em condições reais de estrada.
A viagem, que durou 22 horas e 57 minutos, foi um teste de resistência, paciência e, sobretudo, de eficiência energética.
Com um consumo médio de apenas 12,1 kWh/100 km, o Polestar 3 provou que é possível conciliar potência, dimensões generosas e uma autonomia de referência no segmento.
A marca sueca não apenas superou os 706 km de autonomia WLTP oficialmente homologados, como ainda deixou margem para uma última surpresa. É que quando o painel já marcava 0% de bateria, o SUV avançou mais 12,8 quilómetros adicionais, chegando serenamente até um posto de carregamento.
O feito já foi registado pelo Guinness World Records.
Polestar3: engenharia sueca posta à prova
O teste foi conduzido com total transparência e sob a supervisão de uma juíza oficial do Guinness World Records, Paulina Sapinska.
Todos os dados foram verificados por entidades independentes, com registos de GPS, leituras de odómetro e relatórios detalhados providenciados pela Webfleet.
Importa sublinhar que o SUV estava em configuração de série, sem qualquer modificação. Equipado com jantes standard de 20 polegadas e pneus Michelin Sport 4 EV, mostrou aquilo que qualquer cliente poderá esperar de fábrica.
O acompanhamento da AA (Automobile Association) esteve sempre presente, assegurando assistência em caso de imprevistos, embora o Polestar 3 tenha cumprido o desafio sem necessitar de ajuda.
Três homens e uma máquina
Parte do sucesso deve-se também à equipa de pilotos profissionais especializados em eficiência: Sam Clarke, Kevin Booker e Richard Parker.
Alternando ao volante a cada três horas, conseguiram manter o foco e a consistência necessários para explorar até ao limite as capacidades do Polestar 3.
Apesar das condições variáveis (incluindo períodos de chuva) a performance do SUV manteve-se irrepreensível. A suavidade da condução elétrica, aliada ao rigor da engenharia escandinava, permitiu que cada quilómetro fosse conquistado sem esforço aparente.
Orgulho e ambição
Para Michael Lohscheller, CEO da Polestar, o feito é motivo de grande celebração, referindo que “este recorde oficial do Guinness em autonomia é mais uma prova de que o Polestar 3 está a definir novos padrões. Iremos continuar a ultrapassar os limites da tecnologia e da performance elétrica.”
Também Matt Galvin, Managing Director da Polestar UK, destacou a relevância do momento, frisando que “ver um SUV premium de grandes dimensões ultrapassar, de forma confortável, a distância entre Londres e Edimburgo é realmente impressionante. E com isso, o velho ditado de que ‘os carros elétricos não vão longe’ fica definitivamente para trás.”
De facto, o Polestar 3 não só redefiniu expectativas, como também lançou um desafio à concorrência. Já não basta oferecer autonomia suficiente, é preciso mostrar que os limites podem, e devem, ser ultrapassados.
Durante anos, a questão da autonomia foi a pedra no sapato da mobilidade elétrica. Para muitos, ainda era sinónimo de ansiedade: “Será que chego ao destino sem ter de parar?”
O recorde do Polestar 3 vem dissipar de vez esse receio, mostrando que a evolução das baterias e da gestão energética está a atingir um patamar nunca antes visto.
Polestar 3: muito mais do que um recorde
É certo que um recorde mundial é, por si só, uma conquista notável. Mas o que o Polestar 3 conseguiu representa algo maior. Aquele velho preconceito de que os elétricos não passam de “carros de cidade” ficou definitivamente no retrovisor.
O futuro já não se discute em termos de “se os elétricos vão dominar as estradas”, mas sim em “quando” e “como” isso acontecerá.
E a resposta pode muito bem estar escrita na façanha deste SUV escandinavo que, em menos de 23 horas, mostrou ao mundo que autonomia e confiança podem andar de mãos dadas.
Com 935,44 quilómetros percorridos numa só carga, o Polestar 3 entrou para a história e redefiniu as regras do jogo.
Mais do que um recorde, este feito é uma declaração: os SUV elétricos já não são uma promessa, são uma realidade capaz de superar até as expectativas mais céticas.