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Teresa Campos
Teresa Campos
07 Out, 2019 - 15:04

Problemas de diabetes: conheça os alimentos mais indicados

Teresa Campos

Reunimos uma lista de alimentos bons para quem tem problemas de diabetes. Tudo para uma dieta diária saudável e equilibrada.

Alimentação para quem tem problemas de diabetes

Hoje, deixamos-lhe a indicação de alguns alimentos mais equilibrados para diabéticos, sendo que estes devem ser incluídos numa dieta equilibrada e nas porções adequadas. Se tem problemas de diabetes, leia este artigo.

Claro que estas seguintes sugestões não dispensam o aconselhamento do seu médico ou nutricionista, que deve ajustar os horários e o volume alimentar de acordo com a medicação tomada pelo doente, se for esse o caso.

Além disso, importa analisar individualmente as situações em que à diabetes se associam outras patologias como a doença celíaca ou o colesterol elevado, por exemplo. Nestes casos, é fundamental um acompanhamento atento e regular de um profissional de saúde.

alimentos para quem tem problemas de diabetes

Mulher a controlar níveis da diabetes
É fundamental o controlo rígido da diabetes para evitar males maiores

Os indivíduos com problemas de diabetes devem ter um plano alimentar individualizado, adaptado às suas condições de vida, peso, género e idade. Além de controlar o peso, a dieta de um diabético visa, essencialmente:

  • evitar ou minimizar as flutuações dos níveis de glicemia;
  • atingir um perfil lipídico que reduza o risco de doença cardiovascular;
  • contribuir para níveis de pressão arterial normais;
  • ajudar a reduzir a evolução de certas complicações microvasculares, como as renais.

Para controlar esta condição, quem padece de problemas de diabetes deve privilegiar, na sua alimentação, produtos ricos em hidratos de carbono complexos, tais como os cereais integrais, as frutas e as verduras. Estes alimentos, além de hidratos de carbono complexos, possuem fibras, o que também beneficia os doentes diabéticos.

As proteínas são também importantes numa dieta diabética, devendo apostar-se em carnes magras e peixe. Tome nota dos principais alimentos que devem compor a dieta de um diabético:

  • macarrão, arroz, pão, cereais (tipo muesli sem açúcar e integrais);
  • acelga, escarola, almeirão, bróculos, courgette, vagem, chuchu, cenoura;
  • maçã, pera, laranja, melão, melancia;
  • leite desnatado, queijo magro, iogurte (light);
  • carnes magras como frango e peru, peixe, frutos do mar.
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Alimentos proibidos a quem tem problemas de diabetes

Se há alimentos bons para diabéticos, também há alimentos proibidos que importa elencar, pois devem ser evitados na dieta diária de um diabético.

  • açúcar, mel, geleia, compota, marmelada;
  • produtos de confeitaria e pastelaria;
  • chocolates, rebuçados, gelados;
  • fruta em calda, frutos secos e fruta muito doce, como banana, figo, uva ou dióspiro;
  • refrigerantes e outras bebidas açucaradas.

Nota: Quem tem problemas de diabetes deve estar particularmente atento aos rótulos dos produtos industrializados e evitar alimentos que possuam açúcar sob a forma de glicose, xilitose, frutose ou maltose.

Há, ainda, os alimentos salgados ou com cafeína que devem ser evitados tanto por quem tem problemas de diabetes, como por hipertensos, e de que são exemplo:

  • bolachas de água e sal, bolachas salgadas, aperitivos salgados;
  • manteiga com sal, queijos, frutos secos gordos com sal, azeitonas, tremoços;
  • enlatados, enchidos, fumados, carnes salgadas, peixes salgados;
  • molhos, caldos concentrados, alimentos pré-confecionados;
  • café, chá preto e chá verde.

Quando estamos perante casos de diabetes com colesterol alto associado, devemos preferir alimentos naturais e frescos, como frutas e legumes crus ou cozidos.

Além disso, na confeção dos produtos devem ser evitados óleo, manteiga, molhos com creme de leite concentrados de tomate. Quem tem problemas de diabetes deve também evitar-se produtos pré-confecionados.

Dicas gerais para hábitos alimentares saudáveis

Alimentos para dibáeticos
Os alimentos saudáveis devem estar no topo das preferências
  • Tomar sempre o pequeno-almoço;
  • Fazer refeições ligeiras de 3 em 3 horas;
  • Comer sopa ao almoço e ao jantar;
  • Consumir muitos legumes e hortaliças;
  • Não ingerir fruta isoladamente
  • Moderar a ingestão de carne e peixe;
  • Privilegiar carnes magras (aves ou coelho);
  • Preferir azeite;
  • Diminuir o consumo de sal e gordura;
  • Moderar o consumo de produtos salgados;
  • Limitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Preferir cozidos, grelhados, assados e estufados;
  • Beber cerca de 1,5L de água por dia;
  • Ler atentamente os rótulos dos produtos e alimentos;
  • Ingerir as quantidades adequadas de alimentos.

Benefícios da atividade física

  • Melhorar o controlo glicémico e a sensibilidade à insulina;
  • Aumentar a tolerância à glicose;
  • Retardar o desenvolvimento de complicações associadas à diabetes;
  • Aumentar a autoestima e bem-estar.
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