ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Olga Teixeira
Olga Teixeira
28 Mar, 2022 - 11:15

Quais as razões para fazer um seguro de saúde? Conheça as principais

Olga Teixeira
Patrocinado por:

É uma opção para muitas famílias. Se ainda não subscreveu ou se tem dúvidas, perceba as razões para fazer um seguro de saúde.

médica sorridente em teleconsulta

Quais as razões pelas quais tantas pessoas optam por fazer um seguro de saúde? E será que esta opção compensa?

Os últimos anos têm trazido grandes desafios à área da saúde e tornaram ainda mais relevantes os benefícios de ter um complemento para maior proteção. 

Sintetizamos alguns benefícios de subscrever um seguro de saúde, nomeadamente no que diz respeito aos tempos de resposta para a assistência clínica. 

5 razões para fazer um seguro de saúde

Se já pensou ou se está a ponderar subscrever um seguro de saúde para si ou para toda a família, é útil saber um pouco mais sobre as suas vantagens.

1. Acesso a uma ampla rede de prestadores de cuidados de saúde

Um seguro permite-lhe aceder, de forma mais rápida e simples, a uma vasta rede de prestadores privados de cuidados de saúde em todo o país, em várias especialidades, e com a possibilidade de escolher o hospital ou a clínica onde quer ser atendido. 

Além da proteção adicional em especialidades, como a estomatologia e a medicina dentária e do acesso a níveis de proteção complementar para casos de maior gravidade clinica como acontece com as doenças oncológicas, pode ainda consolidar a sua segurança na saúde com uma rede de médicos de medicina familiar.

2. Poupar em consultas e exames

Além de aceder a uma ampla gama de cuidados médicos, com maior diversidade de prestadores, consegue ainda uma proteção alargada e uma resposta às suas preocupações de saúde, com poupanças importantes em cada assistência. Os preços a pagar por cada assistência resultam dos preços convencionados pela sua seguradora.    

Além disso, e caso precise, por algum motivo, de recorrer a algum prestador não convencionado, existe a possibilidade de obter um reembolso parcial do preço que suportou. Deve ter o cuidado de confirmar essa possibilidade com a sua seguradora.   

3. Ir ao médico sem sair de casa

Com a pandemia acabamos por perceber que há muitas situações do dia-a-dia que podem resolver-se à distância. E as questões relacionadas com a saúde não são exceção.

A possibilidade de recorrer à telemedicina, como ocorre no caso do seguro de saúde Multicare, pode ser outra das razões para contratar um seguro de saúde. Com esta cobertura pode, a qualquer momento, ter acesso a uma equipa médica para uma consulta por telefone ou por videochamada. Sem deslocações ou demoras e sem necessidade de riscos desnecessários. 

Se a situação justificar, pode aceder a assistência domiciliária, sendo ainda possível, em muitos casos, o transporte de urgência para um hospital da rede de prestadores. Como, de resto, também acontece na oferta de proteção da Multicare.

4. Benefícios Fiscais

Os prémios do seguro de saúde são dedutíveis no IRS, nos termos do regime fiscal em vigor. Isto quer dizer que entram na categoria das despesas de saúde, tal como, por exemplo, as despesas com consultas ou medicamentos.

Recorde-se que pode deduzir nesta categoria 15% do total das despesas, até um limite global de mil euros.

5. Escolher o nível de proteção adequado

Os seguros de saúde têm, geralmente, soluções que se adaptam a diferentes níveis de proteção na saúde. Esta flexibilidade permite ir acomodando maior proteção e segurança em função das suas possibilidades e necessidades. Menos coberturas permitem-lhe soluções contratuais mais económicas. 

Se, por exemplo, está a pensar em aumentar a família, pode optar por um seguro com uma cobertura mais abrangente. Nos seguros de saúde pode, assim, beneficiar de níveis de proteção crescente, com adaptação progressiva às suas necessidades.

A possibilidade de agregar vários elementos da família no seu seguro de saúde, beneficiando de um desconto no prémio comercial é uma possibilidade em seguradoras como é o caso da Multicare*. 

*Desconto de família até 20% sobre o prémio comercial

Como o seu Banco* pode ajudar

Nas decisões sobre proteção na saúde, é importante cuidar dos níveis adequados ao seu caso e dos seus familiares. Importante é saber cuidar daqueles de quem gosta. As opções são diversas e flexíveis. 

* Na qualidade de mediador de seguro de saúde. Este seguro é um produto da Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A., comercializado através da Caixa Geral de Depósitos, S.A. (“CGD”), Avenida João XXI, 63, 1000-300 Lisboa, na qualidade de Agente de Seguros, registada na ASF sob o n.º 419501357, em 21 de janeiro de 2019, e autorizada a exercer atividade nos Ramos de Seguros de Vida e Não Vida com a Fidelidade – Companhia de Seguros S.A. Os dados do registo estão disponíveis no site da ASF. A CGD, enquanto Agente de Seguros, não assume a cobertura dos riscos, nem está autorizada a receber prémios nem a celebrar contratos de seguro em nome do Segurador

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. 

Veja também