Filomena Morais
Filomena Morais
24 Jul, 2019 - 11:02

Carne de porco à alentejana: uma receita a não perder

Filomena Morais

A carne de porco à Alentejana é uma receita com muitos fãs no nosso país. Aprenda a fazer a receita tradicional deste prato que é sempre um sucesso.

Carne de porco à alentejana: uma receita a não perder
O artigo continua após o anúncio

A receita de carne de porco à Alentejana que lhe apresentamos a seguir é muito fácil de preparar e sabemos que todos vão adorar lá em casa. Siga todos os passos que lhe indicamos e temos a certeza de que resultará num prato delicioso e que todos vão adorar.

Carne de porco à Alentejana: uma receita simples e deliciosa

carne de porco à alentejana

Ao contrário do que se possa pensar, esta receita foi aparentemente inventada por um algarvio que decidiu batizar assim a sua invenção por usar, na sua confeção, carne de porco alentejano. Apreciado em todo o país, este prato é um clássico da cozinha portuguesa e vale a pena experimentar lá em casa.

Carne de porco à Alentejana

Ingredientes
800g carne de porco para estufar
800g batata
400g amêijoa
60g pickels
4 dentes de alho
1copo de vinho branco
50ml azeite
3 c sopa de massa de pimentão
Azeitonas pretas a gosto
Coentros picados a gosto
Sal e piments q.b.
Óleo para fritar

Modo de preparação

  1. Comece por cortar a carne em cubos médios e tempere-a com sal, pimenta, massa de pimentão, os alhos picados e regue com o vinho branco. Deixe marinar cerca de 30 minutos.
  2. Entretanto, descasque as batatas e parta-as em cubos médio.
  3. Frite as batatas em óleo bem quente, até dourarem. Retire e coloque em papel absorvente para se livrar do excesso de óleo.
  4. Depois, escorra a carne da marinada, mas reserve o molho.
  5. Num tacho, aqueço o azeite e junte-lhe a carne. Vá mexendo a carne, enquanto ela ganha cor por todos os lados, mas sem picar (para que a carne não perca a sua suculência).
  6. Acrescente depois as amêijoas, a marinada e deixe cozinhar.
  7. O molho não deve secar por completo, por isso, se for necessário, acrescente um pouco de água.
  8. Por fim, junte à carne as batatas fritas, os coentros, os pickles e as azeitonas.
  9. Envolva tudo muito bem e sirva de imediato.

Algumas dicas úteis

Esta receita pode variar um pouco nos condimentos que se usam, podendo acrescentar louro e cravinho na marinada, por exemplo. Além disso, pode também optar por servir a carne de porco à Alentejana como um petisco, em vez de prato principal, sendo para isso aconselhável que os cubos de batata e de carne sejam mais pequenos, para poderem ser picados.

Também é comum que a carne de porco seja salteada em banha de porco em vez do azeite, o que não altera substancialmente o sabor do prato, mas depende apenas da preferência de cada um. Do mesmo modo, as amêijoas podem ser substituídas por berbigão, ou podem mesmo ser usados em conjunto, uma vez que o tempo de cozedura é o mesmo.

Em alguns restaurantes, a carne de porco à Alentejana é servida com rodelas de limão e/ ou laranja para intensificar os sabores. No norte do país, é mais comum que esta receita seja polvilhada com salsa picada do que coentros. A receita demora cerca de 45 minutos a ser confecionada.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio