Luana Freire
Luana Freire
04 Abr, 2019 - 18:28
Gomas saudáveis: receita simples para fazer em casa

Gomas saudáveis: receita simples para fazer em casa

Luana Freire

São uma tentação para miúdos e graúdos! Aprenda a fazer gomas saudáveis em casa e encha de muita doçura boa à hora do lanche.

O artigo continua após o anúncio

Que criança não adora uma boa dose de gomas? A verdade é que nem os adultos escapam ao seu poder. Coloridas e doces, estas pequenas tentações podem ser uma bomba de calorias e uma fonte excessiva de açúcar. O resultado desta combinação não poderia ser bom, certo?

Temos uma boa notícia para si: aqui vai aprender a fazer as suas próprias gomas caseiras, controlar a ingestão de açúcar, evitar os corantes e conservantes artificiais e, o melhor, oferecer uma doçura saudável a miúdos e graúdos. Vamos ao passo a passo das gomas saudáveis?

Gomas saudáveis: do que vai precisar?

Para além da água e das folhas de gelatina, vai precisar de formas em silicone. O ideal é que sejam próprias para fazer bombons, pois as formas são pequeninas. Pode comprar este tipo de forma em qualquer grande superfície comercial, ou em lojas especializadas em artigos de casa e cozinha.

Uma ideia interessante é escolher diferentes gelatinas de sabor, para obter gomas de cores variadas. Pode, até, numa mesma forma misturar duas cores cuidadosamente.

Gomas caseiras e saudáveis

gomas

Ingredientes
200 ml de Água
4 Folhas de gelatina incolor
1 pacote de Gelatina de qualquer sabor com 0% de açúcar

Modo de preparação

  1. Para começar, corte as folhas de gelatina incolor em quadrados pequenos, coloque num recipiente (que possa ir ao microondas) e cubra com água. Deixe repousar por uns instantes, até que a gelatina amoleça.
  2. Coloque a água a ferver e adicione a gelatina de sabor, mexendo bem até que se dissolva completamente.
  3. Leve o recipiente onde amoleceu a gelatina incolor ao microondas por apenas 40 segundos (na temperatura máxima).
  4. Retire a gelatina de sabor do lume e misture a gelatina incolor aquecida. Mexa bem.
  5. De seguida, basta cobrir as formas de silicone escolhidas por si e levar ao frigorífico para que a gelatina solidifique. Faça uma aposta em formas variadas, para manter a experiência divertida de identificar os diferentes objetos e personagens.
  6. Depois de duas horas (tempo mínimo) as gomas saudáveis estão prontas a serem devoradas por miúdos e graúdos.

Porquê deve parar já de comer (e oferecer) gomas industrializadas?

Não há volta a dar e não adianta tentar negar: as gomas, tal como as batatas fritas e as bolachas, são absolutamente viciantes e é quase impossível estabelecermos um limite de consumo quando estamos diante delas. Quando pensamos que vamos comer apenas uma, duas ou, no máximo, três, acabamos com um pacote absolutamente vazio nas mãos. A má notícia que temos para si é que este hábito não tem nada de inocente.

As gomas – especialmente aquelas mais populares – têm mais aditivos e açúcares do que, sequer, podemos estar a imaginar. 100 gramas de algumas das mais famosas e adoradas nas prateleiras do supermercado contêm algo em torno de (pasmem) 12 pacotes de açúcar. Sim, leu bem. E esta quantidade não é nada difícil de consumir… Na verdade, equivale a um pacote de gomas dos mais pequenos.

O artigo continua após o anúncio

Também não é novidade alguma que fazem mal aos dentes, mas a verdade é que este argumento antigo já não é o único que pesa contra o consumo das gomas de compra – afinal, o açúcar refinado que está presente nas composição das gomas é um enorme vilão para toda a saúde,  promovendo o agravamento dos riscos de desenvolvermos doenças do coração, diabetes e obesidade.

Da próxima vez que pensar em comprar as famosas gomas, fique longe das prateleiras coloridas do supermercado e corra para casa. Experimente a nossa receita e reeduque o seu paladar – e, já agora, o paladar das crianças aí de casa.

Veja também: