Share the post "Já pode encomendar o Five, o Renault 5 Elétrico mais barato"
Na era em que os automóveis se reinventam em silício e eletrões, poucos nomes evocam tanta memória e carinho como o Renault 5. A marca do losango trouxe de volta o mítico citadino e foi um sucesso. Agora, está aí a versão Five, a mais barata da gama
Este Renault 5 E-Tech Elétrico, com bateria de 40 kWh, chega ao mercado português por uns tentadores 24.900 euros.
E esta não é apenas a versão mais acessível do modelo. É também, muito provavelmente, uma das propostas elétricas com melhor relação preço/estilo/prestação no segmento dos utilitários compactos.
Recorde aqui as nossas impressões sobre o Renault 5 E-Tech Elétrico e conheça este Five mais em pormenor.
Five: ADN retro, mas tecnologia do presente
Como sempre dissemos, o primeiro impacto visual é um choque feliz: o novo Renault 5 não esconde de onde veio. Linhas direitas, faróis com assinatura LED inspirada no formato original dos anos 70, e até uma “entrada de ar” no capô transformada num elegante indicador de carga.
Mesmo nesta versão base, há requinte de design: jantes de 18 polegadas (sim, de série!), pormenores cromados e cores vibrantes como o “Pop Green”, que fazem jus ao nome e espírito do carro.
Na versão mais barata, o Renault 5 E-Tech vem equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e um binário máximo de 215 Nm, valores suficientes para uma condução urbana animada e segura em autoestrada, ainda que sem pretensões desportivas.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em cerca de 12 segundos, mas a agilidade nas acelerações intermédias (graças ao binário imediato) garante uma resposta viva e eficaz no trânsito citadino. A velocidade máxima está limitada a 130 km/h, perfeitamente adequada para o dia-a-dia europeu.
Autonomia para o quotidiano
Com a bateria de 40 kWh, este Renault 5 mais acessível promete até 312 km de autonomia WLTP, o que o coloca no patamar ideal para quem faz trajetos citadinos ou pendulares.
Graças ao baixo peso (1.450 quilos nesta versão), ao motor eficiente e à aerodinâmica refinada, este é um dos poucos elétricos abaixo dos 25.000 euros que consegue conjugar autonomia razoável e design apelativo.
O carregamento é efetuado através de um carregador de 11 kW CA compatível com os pontos de carregamento domésticos e urbanos, que permite passar dos 15% aos 80% de carga da bateria em 2 horas e 37 minutos.

Interior funcional, com toques tecnológicos
Apesar de ser a versão mais acessível, o interior não foi esquecido. O painel de instrumentos digital é de 7 polegadas, acompanhado por um ecrã central de 10 polegadas com o sistema OpenR Link (base Android Automotive), que inclui Google Maps, Assistant e acesso à Play Store.
Mesmo no modelo base, a Renault inclui um pacote robusto de sistemas de assistência à condução (ADAS): travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas, aviso de transposição involuntária de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e limitador de velocidade.
A suspensão, assente na plataforma AmpR Small, oferece um equilíbrio entre conforto urbano e estabilidade, contando ainda com uma direção assistida de toque leve, ideal para manobras apertadas.
O elétrico para todos?
Para os clientes que procuram uma maior versatilidade, mas não necessariamente um topo de gama, a gama elétrica do Renault 5 E-Tech vai ganhar uma nova opção brevemente: a bateria de 52 kWh autonomia conforto estará disponível na versão Evolution com um grupo propulsor de 90 kW. Os preços para esta configuração começam nos 31.000 euros.
Para rematar, não nos cansamos de o dizer: o Renault 5 E-Tech Elétrico é um exercício de democratização da mobilidade elétrica, sem abdicar de estilo, tecnologia ou emoção.
E num mercado onde os preços dos EV ainda afastam muitos compradores, a Renault consegue oferecer um automóvel completo, funcional, envolvente e emocional… por menos de 25.000 euros.
Ficha Técnica
- Motor: Elétrico síncrono, 70 kW (95 cv)
- Binário: 215 Nm
- Bateria: 40 kWh
- Autonomia WLTP: Até 312 km
- Carregamento AC: 11 kW
- Carregamento DC: até 80 kW
- 0-100 km/h: ~12 segundos
- Preço base (PVPR): 24.900 euros