Miguel Pinto
Miguel Pinto
09 Out, 2025 - 16:00

Renault 5 Turbo “regressa” aos ralis, mas em versão elétrica

Miguel Pinto

Não se deixem enganar. O Renault 5 Turbo 3E não é um elétrico qualquer. É uma máquina que debita 555 cv e tem edição limitada.

Renault 5 Turbo 3E

O lendário Renault 5 Turbo voltou a rugir na Córsega, agora na sua versão moderna e elétrica, o Renault 5 Turbo 3E, que fez as primeiras voltas públicas no histórico Rali Tour de Corse.

A ocasião serviu de tributo à herança desportiva da marca e ao mítico piloto Jean Ragnotti, com o protótipo a exibir uma carroçaria numa vibrante cor azul “Bleu Olympe”, inspirada no carro que o francês conduziu em 1982.

Ao volante, esteve Alain Serpaggi, antigo piloto oficial da Renault e figura lendária da competição francesa, que conduziu o modelo em estradas icónicas do rali.

O público testemunhou um encontro raro entre o passado e o futuro. O motor elétrico do 3E, silencioso, mas explosivo em desempenho, e o espírito rebelde do Turbo original, símbolo dos anos 80 e das glórias do Grupo B.

O Tour de Corse, conhecido como “o rali das 10 mil curvas”, foi o palco perfeito para este regresso simbólico. A marca descreve o 5 Turbo 3E como “um elo entre a nostalgia e a revolução elétrica”, combinando estética retro com eficiência contemporânea.

A carroçaria musculada, os arcos alargados e o enorme aileron traseiro prestam homenagem direta ao modelo que encantou fãs e fez história no WRC.

Renaul 5 Turbo 3E: encomendas abertas

O Renault 5 Turbo 3E foi desenvolvido pela Alpine sobre uma plataforma em alumínio especialmente concebida, reforçada com elementos em carbono.

Com uma superestrutura totalmente em carbono com menos de 100 kg, o modelo pesa menos de 1.450 kg e acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Com arquitetura 800vbateria de 70 kWh e carregador CC até 330 kW, é capaz de carregar de 15% a 80% em apenas 15 minutos, oferecendo uma autonomia superior a 400 km (WLTP).

Traseira do Renault 5 Turbo 3E

As reservas abriram a 22 de abril, com preços a partir de 155.000 € (IVA incluído), excluindo opções, acessórios e personalizações. O Renault 5 Turbo 3E estará disponível na Europa (incluindo o Reino Unido)Médio OrienteJapão e Austrália.

Durante o processo de reserva, os clientes podem formalizar o processo num concessionário da rede Renault, efetuando um pagamento sinalizador de 50.000 €, garantindo prioridade na encomenda de uma das 1.980 unidades produzidas.

Este número homenageia o ano de lançamento do Renault 5 Turbo original (1980), sendo que os clientes poderão ainda escolher o número de edição limitada do seu Renault 5 Turbo 3E, como opção. 

Veja também