A Renault volta a surpreender com uma nova evolução de dois modelos que aliam versatilidade, inovação e eficiência: o renovado Espace e o já estabelecido Symbioz.
Ambos equipados com motorizações E-Tech full hybrid, representam a resposta da marca francesa à procura crescente por soluções que combinam prazer de condução, baixos consumos e redução de emissões.
Assim, seja no conforto de um grande familiar ou na agilidade de um crossover urbano, a Renault continua a apostar numa transição calculada e segura para uma mobilidade mais sustentável.
Venha conhecer estas novas roupagens e motorizações de dois modelos de referência da marca francesa.
Renault Espace: a evolução de um familiar
A mais recente versão do Renault Espace surge como uma verdadeira atualização para os familiares híbridos. Continuando a assinalar a sua presença no segmento, mantém o ADN de conforto e elegância espaçosa das gerações anteriores.
Inspirado pelas últimas tendências de design do grupo, apresenta novas linhas modernas e um interior simplificado, com destaque para um imponente teto panorâmico em vidro sem divisórias, que deixa entrar uma luminosidade natural em mais de 1 m² de superfície, estendendo-se por 1,33 m de comprimento e 84 cm de largura. Uma verdadeira experiência de amplitude interior
Mas é sob o capot que as verdadeiras inovações ganham vida. O grupo propulsor é agora um E-Tech full hybrid de 200 cv, composto por um bloco de 1,2 l turbo de três cilindros (130 cv, 205 Nm) e dois motores elétricos (50 kW e HSG de 25 cv), alimentados por uma bateria de 2 kWh.

Este conjunto garante um consumo aproximado de apenas 4,8 l/100 km, com uma autonomia teórica de até 1 100 km.
A caixa de velocidades multimodo, automática, destaca‑se por mudanças rápidas, suaves e reativas, garantindo uma aceleração de 0‑100 km/h em 8,8 s e subidas de velocidade de 80‑120 km/h em 6 segundos.
Para elevar a experiência de condução, o Espace integra ainda o sistema 4Control Advanced com rodas traseiras que giram até 5° para tornar o veículo surpreendentemente ágil em cidade, e em fase de curva tornam‑se ligeiramente iguais às dianteiras, melhorando a estabilidade.
A tecnologia Multi‑Sense, por sua vez, permite adaptar a personalidade do automóvel ao estilo de condução, ajustando parâmetros como resposta do acelerador e comportamento da direção.
O resultado? Um familiar híbrido que combina presença imponente, eficiência notável, condução prazerosa e espaço generoso, atributos desde sempre esperados num Renault Espace.
Quanto a preços, este Renault Espace com motorização full hybrid de 200 cv na versão Techno custa 43.580 euros, na versão Esprit Alpine chega aos 46.380 euros e na versão Iconic fixa-se nos 48.380 euros.
Renault Symbioz: nova vida no segmento C
O Symbioz. apresentado há sensivelmente um ano, é um crossover compacto do segmento C que reinterpreta o conceito da Renault de “voiture à vivre”: familiar, habilitado para o dia a dia e confortável.
Com 4,41 m de comprimento, o Symbioz posiciona‑se entre o Captur e o Austral e partilha a plataforma CMF‑B e elementos dos modelos elétricos como o Scenic E‑Tech e o Megane, sendo eco‑eficiente e urbano e passa a estar também disponível com uma motorização full hybrid de 160 cv.
Trata-se do novo grupo motopropulsor da Renault, cuja arquitetura híbrida combina dois motores elétricos (e-motor de 36 kW e o High-Voltage Starter Generator HSG de 15 kW), com um motor de quatro cilindros a gasolina de 1,8 L, com potência de 109 cv (80 kW), associado a uma nova caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem e a uma bateria de 1,4 kWh.
A caixa de velocidades permite passagens de caixa rápidas e precisas com perdas mínimas de potência. É também mais simples do ponto de vista mecânico, tornando-a ainda mais fiável.

Interior e modularidade
Como já é conhecido, o habitáculo do Renault Symbioz oferece soluções inteligentes como um banco traseiro deslizante até 16 cm, criando um piso plano quando rebatido e uma bagageira com até 624 litros, um valor excecional no segmento.
O teto em vidro Solarbay tinted (tecnologia PDLC) oferece controlo da luminosidade sem cortinas. Ainda na vertente tecnológica, destaca‑se o sistema multimédia OpenR Link, com Google integrado, e até 29 ajudas à condução ADAS de nova geração.
Os preços deste “novo” Symbioz são os seguintes: na motorização Mild Hybrid de 140 cv, a versão Evolution custa 29.300 euros, ao passo que a versão Techno chega aos 31.300 euros. Na motorização Full Hybrid de 160 cv, o único modelo disponível é o Esprit Alpine, com um preço de 37.800 euros.
Evolução e continuidade
Desta forma, a Renault percorre dois percursos complementares: o Espace representa a evolução de um ícone híbrido no segmento dos grandes familiares, com todo o seu prestígio e tecnologia avançada.
Já o Symbioz responde ao crescente interesse por híbridos compactos, urbanos e moduláveis, sem compromissos no conforto ou estilo.
Mas ambos confirmam a estratégia “Renaulution” da marca francesa.