Share the post "Grupo Ronzino von Oswald: know-how português conquista marcas globais"
Com sede em Portugal, o grupo Ronzino von Oswald tem vindo a afirmar-se como um dos principais players europeus na produção de vestuário personalizado para marcas de referência internacional. Apostando na inovação, transparência e capacidade técnica local, o grupo exporta muito mais do que produto: exporta conhecimento, processos e talento.
A força da nova geração têxtil portuguesa
A indústria têxtil portuguesa tem vindo a ganhar visibilidade nos últimos anos, fruto da sua capacidade de adaptação, qualidade reconhecida e aposta em soluções de valor acrescentado. O grupo Ronzino von Oswald, com operações no norte do país, é um exemplo claro desta nova geração de empresas industriais com visão global.
Fundado há mais de 15 anos por Laszlo Ronzino, empresário que desde cedo
compreendeu o enorme potencial da indústria têxtil portuguesa, o grupo reúne 3 unidades de negócio – Rovo, Assembly e Index e 90 colaboradores. A ROVO desenvolve coleções de raiz para marcas como Supreme, Stussy e Denim Tears, a ASSEMBLY, está focada em criar merchandising personalizável de alta qualidade e a INDEX é uma marca de essenciais contemporâneos para homem e mulher.
Entre elas destacamos a Assembly, plataforma de produção e personalização de
merch de alta qualidade, que serve clientes em setores como moda, tecnologia,
design, música ou hospitalidade. Ao contrário de modelos tradicionais de
merchandising, a Assembly integra todo o processo – da produção à entrega – de forma direta, transparente e flexível, oferecendo mais de 2.500 cores e opções técnicas que raramente se encontram em fornecedores convencionais.
Portugal como vantagem competitiva
“Acreditamos que a produção em Portugal é, por si só, uma proposta de valor“,
refere Francisco Campos – SVP Revenue & Operations do Grupo Ronzino von Oswald.
“Temos uma concentração de talento técnico, infraestruturas modernas e uma cultura de produção que valoriza o detalhe e a fiabilidade. É isso que procuramos transmitir lá fora.” Francisco Campos – SVP Revenue & Operations
Presente em mercados-chave como Alemanha, França, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, a Assembly reforça a sua expansão internacional e prepara-se para crescer de 1,3 milhões para 4,5 milhões de euros em receita até ao final de 2025.
A proximidade com os centros de decisão europeus, os prazos de produção curtos
e a flexibilidade são fatores que têm atraído cada vez mais empresas internacionais a procurar soluções em Portugal.
Caso de estudo: Assembly x Art Basel
Recentemente, a Assembly lançou uma parceria com a icónica Art Basel, produzindo peças exclusivas, vendidas apenas durante as feiras organizadas em várias cidades do mundo, reforçando assim a sua presença global. Uma colaboração onde o design internacional é materializado através da produção nacional, comprovando que a indústria portuguesa está preparada para responder às exigências criativas e técnicas de marcas globais.
Investir em talento local
Com uma equipa multidisciplinar em crescimento, o Grupo Ronzino von Oswald tem vindo também a posicionar-se como um empregador atrativo para jovens profissionais da área da produção, tech, design e marketing.
“Trabalhar com clientes internacionais dá aos nossos colaboradores um contexto
desafiante e altamente estimulante“, explica Francisco Campos. A empresa tem
vindo a investir na formação de perfis híbridos, entre o técnico e o criativo, reforçando assim o ecossistema industrial do norte do país com uma nova geração
de talento.
Adicionalmente, a sua aposta em soluções tecnológicas inovadoras e adoção de ferramentas de I.A., capazes de adicionar uma vertente digital a um processo produtivo tradicionalmente manual, tem também captado a atenção de perfis das áreas de Tech e IT.
Crescimento com identidade
A visão do Grupo Ronzino von Oswald passa por continuar a crescer nos mercados externos, mantendo a produção 100% portuguesa e reforçando a aposta em inovação, sustentabilidade, qualidade e confiança. Para isso, conta com um modelo
de produção escalável, parceiros industriais locais e uma equipa jovem com
ambição internacional.
Com projetos que cruzam moda, cultura, design e produção, a empresa está a
construir um novo paradigma de exportação, onde o verdadeiro produto não é
só o que se envia, mas como se faz.