Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
20 Jul, 2021 - 11:55

Volvo XC40 Recharge: marca sueca aposta em modelo 100% elétrico

Afonso Aguiar

O Volvo XC40 Recharge prima também pela segurança e tecnologia. Saiba mais sobre este modelo e sobre a conversão da marca sueca à eletricidade.

Volvo XC40 Recharge

Os carros elétricos são cada vez mais uma realidade no mundo automóvel. Até marcas como a Ferrari, que se mostravam bastante reticentes, converteram-se e estão a mudar de ideias. Outro exemplo é a marca sueca Volvo que recentemente lançou o seu primeiro automóvel 100% elétrico em Portugal, o Volvo XC40 Recharge.

No entanto, pouco depois da introdução do Volvo XC40 Recharge, a marca sueca surpreendeu e confirmou que o seu futuro passa mesmo pela eletricidade. É que, além deste modelo, também foi anunciado um outro, também a ser disponibilizado em território luso e 100% elétrico – o C40 Recharge – que chegará no final do ano de 2021.

Tanto um como o outro pertencem à classe dos SUV. Sendo este, atualmente, o segmento com maior crescimento no mercado, pode dizer-se que a marca aposta no XC40 Recharge e no C40 Recharge para serem a base de um futuro cuja frota será, em grande parte, elétrica.

Tendo em conta a fama de marca mais segura do mercado internacional, algo que não foi esquecido nestes dois primeiros modelos 100% elétricos, a Volvo poderá deixar de ser conhecida somente por isso, ampliando o número de adjetivos e/ou características de segura e duradoira para, também, elétrica e focada em SUV.

Regressando ao foco do artigo, quanto ao Volvo XC40 Recharge, se o que foi dito anteriormente lhe despertou alguma curiosidade, convidamo-lo a ler mais.

Volvo XC40 Recharge: Motorização ímpar

O novo Volvo XC40 Recharge 100% Elétrico tem uma potência total de 408cv. A potência, e o facto de ser elétrico, permitem que este modelo acelere dos 0 aos 100km/h em apenas 4.9 segundos.

Quando à bateria, tem uma autonomia de 418km (em circuito WLTP), sendo capaz de carregar cerca de 80% da carga total em apenas 40 minutos (carregamento rápido CC até 150kW em condições ideais).

Tecnologia de Infotainment topo de gama

Equipado com Google Assistant, Display touchscreen de 9”, carregamento de smartphone por indução e Volvo On Call, o Volvo XC40 Recharge promete ser um dos automóveis com melhor tecnologia infotainment do mercado.

Entre as novidades destaca-se o sitema Powered by Android, que oferece uma capacidade de personalização sem precedentes, mais intuitiva, com novos serviços e tecnologia Google, como atualizações em tempo real no Google Maps e Google Assistant. Aliás, segundo a marca, a Volvo Cars foi a primeira empresa a fazer uma parceria com a Google com vista à integração de um Sistema de Infotainment powered by Android, onde se incluem os já citados Google Assistant e Google Maps, mas também, o Google Play Store.

Estas inovações levaram mesmo o chefe de tecnologia da Volvo Cars, Henrik Green, a anunciar que a marca está prestes a conseguir transformar o automóvel numa “extensão” do telemóvel.

“Estamos finalmente a conseguir proporcionar no automóvel, o mesmo tipo de experiência que se consegue obter num smartphone, num contexto de segurança na estrada. Ao introduzirmos este tipo de atualizações, desde a manutenção a novas configurações, o automóvel conseguirá estar tão atualizado como outros produtos digitais”, salientou.

Segurança não esquecida

Conhecida por ser uma das marcas mais seguras (senão a mais segura) do mercado, tendo já garantido várias distinções na EURO NCAP (European New Car Assessment Programme, o programa de segurança automóvel da União Europeia), a marca sueca fez questão que o modelo Volvo XC40 Recharge não tivesse a segurança descurada. Apesar da conversão da motorização à eletricidade ter obrigado a algumas adaptações, a marca garante que a sua principal característica continua intacta.

O novo Volvo XC40 Recharge 100% elétrico foi construído com base nos níveis de segurança do XC40 original. No entanto, a estrutura frontal foi redesenhada e reforçada para colmatar a ausência de um motor tradicional.

De forma a ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é agora protegida por uma “safety cage” integrada na estrutura do automóvel.

A localização da bateria (junto ao solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade para melhorar proteção em relação a possíveis capotamentos. Também a motorização elétrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine. Quando à retaguarda, a estrutura do automóvel foi reforçada.

Além disso, a Volvo fez questão que o novo Volvo XC40 Recharge tivesse sistemas de auxílio à condução topo de gama. São eles alerta de piso escorregadio, assistência à faixa de rodagem, alerta de ângulo morto, assistência ao arranque em subidas e assistência em descidas.

Finalmente, este é o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, empresa detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.

Esta nova plataforma apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos criados para aumentar a segurança do condutor. Apesar de ser um sistema extremamente atual e seguro, a marca pensou-o também para o futuro. Segundo a Volvo, “devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução de tecnologia para a condução autónoma”.

Volvo XC40 Recharge verde

Design elegante e preço apelativo

O interior é bastante moderno, sendo que o interface foi totalmente renovado para modelos elétricos, onde se inclui informação relevante, como o estado da bateria. O pack de design interior desportivo inclui detalhes de estilo bem vincados da marca, bem como tapetes feitos em material reciclável.

No exterior, salienta-se o design elegante, simples, mas carregado de estilo, combinados com uma irrepreensível utilidade e funcionalidade. Há ainda a curiosidade de, em virtude de agora ter um motor frontal elétrico, mais pequeno, existir na frente um espaço extra que serve para transporte e tem capacidade para 30 litros.

Tendo em conta as características, pode afirmar-se que o valor é simpático. Os preços do novo Volvo XC40 Recharge iniciam-se nos 57.150,74€ (versão standard Twin Plus) ou 61.106,42€ (versão Twin Pro), estando também disponível a opção de renting a partir dos 800€/mês (versão standard Twin Plus) ou 850€/mês (versão Twin Pro). Está disponível em oito cores, incluindo uma nova: metálico verge sage.

Veja também