7 passos para baixar o colesterol de forma natural

Sabia que pode reduzir os níveis de colesterol mau? Descubra os 7 passos para baixar o colesterol de forma natural e melhore a sua saúde.

7 passos para baixar o colesterol de forma natural
Esqueça a medicação: a cura pode estar à mesa

LDL. A sigla diz-lhe alguma coisa? Estamos a falar das minúsculas e esféricas partículas que levam o colesterol diretamente para as células, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como o AVC e o enfarte. Para evitar os temíveis coágulos no sangue, é preciso controlar os níveis de LDL e para isso, felizmente há solução. Siga a nossa seleção dos 7 passos para baixar o colesterol de forma natural.

O colesterol nada mais é que uma substância esbranquiçada e sem odor, que não se pode ver ou saborear nos alimentos. Inofensiva? Não, de todo. Não fossem estas pequenas partículas gordurosas as grandes responsáveis pelas doenças do coração, as mortes associadas e as consequências que podem deixar na vida de quem sofre com os efeitos de um coágulo no sangue.
 

Números que podem salvar

Manter o equilíbrio do colesterol no sangue é essencial para garantir não só a saúde do coração, como também o correto funcionamento do sistema hormonal. Fique atento aos números que podem salvar a sua vida.

Os principais tipos de colesterol, e aqueles aos quais deve dar especial atenção, são o HDL (o colesterol bom) e o LDL (o colesterol mal), que devem estar dentro dos seguintes valores:
  • HDL – O colesterol bom deve estar acima dos 60mg/dL
  • LDL – Para estar saudável, o mau colesterol deve estar abaixo e 130mg/dL

Reduzir o colesterol mau não tem, necessariamente, de significar tomar doses e doses de comprimidos. Há medidas simples que pode adotar em casa e melhorar a saúde de toda a família. Tome nota dos 7 passos para baixar o colesterol de forma natural.
 


7 passos para baixar o colesterol de forma natural

 

1. Corte as gorduras trans da dieta

Pôr em prática pode parecer mais complicado do que é na realidade. Uma boa sugestão é criar o hábito de trocar as bolachas do lanche por alimentos mais nutritivos e naturais, como palitos de cenoura ou pepino, ou cortes do seu legume favorito. Substitua os bolos e doces por frutas e lembre-se de estar atento à margarina que escolhe consumir: compre apenas aquelas que afirmam não conter gorduras trans na composição. Eliminar estes alimentos processados da sua alimentação pode significar um risco 55% inferior de ataques cardíacos.

Por que cortar as gorduras trans? A resposta é simples e deve ser vista como um alerta: as gorduras trans são piores para o seu coração do que as gorduras saturadas, pois elas aumentam os níveis de colesterol LDL no sangue e reduzem os níveis de HDL. 



2. Dê uso ao seu fogão

Uma excelente forma de cortar o colesterol mau da sua alimentação é consumir carnes magras. Para facilitar a preparação e garantir que a receita fica saudável, realize a cozedura numa panela de cozimento lento, para amaciar a carne, e não adicione muita gordura.



3. Faça o seu próprio molho de salada

Esqueça os molhos industrializados, fique longe dos molhos cremosos e experimente receitas caseiras para incluir uma dose extra de sabor à sua salada, sem esquecer de ser saudável. Use azeite e vinagre, sumo de limão, alho e especiarias, por exemplo. Assim, a refeição terá mais gordura insaturada, que reduz o colesterol mau, e menos gorduras saturadas e trans. 
 


4. Coma aveia todas as manhãs

A aveia é um super alimento rico numa fibra solúvel chamada betaglucano, que transporta o excesso de colesterol mau para fora do seu corpo. Um pouco mais de uma chávena de farinha de aveia pela manhã pode reduzir o LDL em até 24%. Para além de tudo, a aveia é saborosa e não deixa a desejar. 



5. Dedique 10 minutos por dia a um treino de resistência

Apenas 10 minutos por dia. Sim, isso mesmo. É possível turbinar a saúde realizando exercícios simples como subir escadas, esquecendo o elevador, ou sentar e levantar da cadeira. Fique atento ao que o seu organismo diz e ao mínimo sinal de que está a movimentar-se pouco, mexa-se mais. 
 


6. Coma uma pera todas as manhãs

Ou, de igual forma, coma uma toranja. Ambas são ricas em pectina, uma outra fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol mau no sangue.  As frutas ricas em pectina são as mais saudáveis que pode comer, por isso invista também nas bagas e em alguns tipos de maçãs. 



7. Adicione ½ colher de chá de canela ao seu café 

Pesquisas recentes, realizadas com pessoas com diabetes do tipo 2, mostraram que esta pequena medida é capaz de reduzir os níveis de LDL em até 30%.  

Veja também: