10 coisas para fazer até ao fim do ano

Com o final do ano a aproximar-se, somos confrontados com as resoluções que cumprimos ou não. Veja a nossa lista de coisas para fazer até ao fim do ano.

10 coisas para fazer até ao fim do ano
O mais importante é a atitude positiva

O ano está a terminar. É nesta altura que temos tendência a refletir sobre os meses que passaram, a encerrar capítulos e a pensar naquelas resoluções que ficaram por cumprir. Importa, por isso, conhecer a nossa lista de coisas para fazer até ao fim do ano.

Em vez de encarar o que não atingiu com ansiedade, como se fosse uma grande falha, tente ter uma outra perspetiva. Pode não ter perdido os quilos que queria, pode não ter feito a viagem que pretendia ou ter conseguido uma promoção no emprego.

Mas a verdade é que está agora a chegar um novo ano e surge uma nova oportunidade para refletir, organizar e planear. Siga a nossa lista para tirar o máximo partido do que falta de 2017 e começar a planear um grande 2018.

10 coisas para fazer até ao fim do ano


1. Limpezas em casa

limpezas

Não é preciso esperar por uma mudança de estação para fazer uma daquelas limpezas a fundo em casa. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para limpar armários, organizar a despensa ou redecorar um quarto simplesmente por trocar algo de sítio. Limpar um espaço ajuda a limpar a mente.

2. Organizar documentação

organizacao

Depois da limpeza, é importante organizar. Aproveite o fim do ano para dar uma vista de olhos a documentos, recibos, faturas etc. Deite fora o que já não é necessário. Arranje uma pasta de documentos e um bloco para tomar nota do estado das suas contas. Excelente altura para começar a preparar o IRS.

3. Doar

doar

Ao limpar e organizar, recolha roupas ou calçado, cobertores, roupa de cada estação, até brinquedos que ainda estejam em boas condições e que não pretenda usar. Esta altura do ano é aquela em que as associações mais precisam de donativos. Uma excelente ação que contribui para a felicidade de muitos, inclusive da sua.

4. Resolver assuntos pendentes

organizar

Não deixe o ano terminar sem tratar daquelas pequenas coisas que está sempre a adiar: um pequeno arranjo em casa, e-mails para responder, projetos para concluir, uma compra necessária, etc.

5. Ir aos saldos

compras nos saldos

Os últimos dias do ano, sobretudo a seguir ao Natal, já ficam marcados pela época de saldos e promoções. Depois de limpar o armário e doar o que já não usa ou precisa, faça uma lista e perca algumas horas à procura dos melhores preços. Se possível, aproveite para comprar aquela peça que andou a namorar o ano todo.

6. Ler

ALT read

Uma daquelas típicas resoluções de ano novo. Tem os mesmos livros pousados na mesinha de cabeceira há meses? Faça uma lista de pelo menos 5 livros que quer ler no novo ano. Mantenha essa lista na mesinha de cabeceira.

Os benefícios da leitura antes de dormir são muitos, desde reduzir o stress ao redirecionarmos a concentração para um mundo que não controlamos, a ajudar a adormecer, até à retenção do vocabulário ser mais fácil no ambiente calmo do quarto, antes de dormir.

7. Atualizar o currículo

atualizar curriculo

Mesmo que esteja feliz no seu emprego e não tenha intenções de mudar, nunca é má ideia ter o CV atualizado. Pense também em formações ou outro tipo de atividades de enriquecimento curricular.

8. Comprar uma agenda e calendário

organizar agenda

Uma agenda pode fazer toda a diferença na vida quotidiana. Falamos tanto em exemplares de papel como em agendas digitais. Dê uso ao calendário do telemóvel ou recorra a apps de organização diária. Utilize até os dois tipos. Aproveite o final do ano para planear aniversários, eventos e datas importantes do próximo. Experimente até planear quando pretende tirar férias.

9. Estabelecer resoluções a curto prazo

caminhada

Em vez de criar mais momentos de ansiedade à volta do que conseguiu ou não cumprir durante o ano, no que diz respeito a novas resoluções, comece aos poucos. Pequenas mudanças diárias ou semanais. Por exemplo: beber 1,5 litros de água por dia, fazer duas caminhadas de 10km por semana, estudar duas horas por dia, etc.

10. Tratar de si

massagem

Aproveite estes últimas dias de 2017 para pensar na sua saúde: marque as consultas a que deve ir todos os anos (dentista, ginecologista etc.). Marque análises e exames. Aproveite também para marcar uma massagem relaxante, umas horas num spa. É importante começar o ano novo confortáveis na nossa pele.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.