Coisas para fazer até ao fim de ano

O fim de ano chegou mas, por certo, ainda tem muito por fazer. Não deixe pontas soltas para o próximo. Siga as nossas dicas.

Coisas para fazer até ao fim de ano
10 sugestões para começar o novo ano mais leve.

Sem dar conta, o fim de ano chegou! Fez tudo o que prometeu no final do ano passado? Se não fez, faça o que ainda for possível e prepare-se para o ano novo. A cada fim de ano, uma nova oportunidade para terminar projetos antigos, cumprir sonhos, aprender coisas novas, corrigir falhas, ser mais feliz, ser melhor. Assim seja.
 
 

10 dicas para começar o próximo ano mais organizado, mais grato e mais leve

 
1. Neste fim de ano, troque os postais de Natal por cartas de agradecimento. Escreva a todas as pessoas que, de qualquer forma, o ajudaram no ano que passou. Ou a alguém que esteve ao seu lado toda a vida: não deixe nada por dizer.
 
2. Organize correspondência e faturas. Arquive apenas o que for essencial e deite fora o restante. O fim de ano é uma boa altura para organizar os documentos para a entrega do IRS
 
3. Dê uma volta aos seus armários e destralhe a sua casa. Confirme a validade de alimentos e medicamentos, loiças que precisam de ser substituídas ou que já não precisa, escolha roupas para doar ou coisas que possa vender.
 
4. Agora que destralhou a sua casa, faça uma limpeza geral. Livre-se das teias de aranha, dê um banho às janelas e arraste a mesa que não mexeu o ano todo. Arrume também o computador: arquive fotografias, organize pastas, deite fora a tralha, faça backups e organize a caixa de e-mail.
 
5. Fez uma lista de resoluções ou projetos para 2015? Está na hora de voltar a ela e confirmar se fez tudo o que prometeu. O que não cumpriu, se ainda for possível, está na hora de cumprir. E prepare a do próximo ano. Mas seja realista!


Veja também: 10 resoluções de ano novo e as dicas para cumprir
 
 
6. Marque consultas para o início do próximo ano. Pelo menos, uma visita ao médico de família, ao dentista e ao ginecologista são obrigatórias. 
 
7. Tire um dia para ir aos saldos e aproveite as promoções para comprar aquelas peças que namorou o ano todo, para substituir um par de sapatos velhos ou para renovar o guarda-roupa dos seus filhos. 
 
8. Analise o orçamento do ano que passou e perceba de que forma pode melhorar no próximo ano. Pegue nas suas poupanças e faça um Certificado de Aforro.
 
9. Atualize o seu currículo e procure alguns cursos, workshops ou formações para iniciar no próximo ano. O saber não ocupa lugar. Mantenha-se atualizado.
 
10. Resolva todos os assuntos pendentes. Seja a mudança de fornecedor de eletricidade, uma ida às Finanças ou, especialmente, resolver algum mal entendido com o seu melhor amigo.


Veja também: